sexta-feira, 30 de julho de 2010

Campeonato Municipal Entra nas Quartas de Final


Quartas de Final Campeonato municipal
Rodada deste Sábado

Aguá das Pedras x Alvorada 19:00 hs

Uefa X Barcelona 20:00 hs

Ginásio Litinho

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Alfabetização uma Realidade Que Vem Mudando



Programa Brasil Alfabetizado Coordenado Pela Secretaria Municipal de Educação e com diversas turmas distribuídas dentro do quadro urbano e interior do Município, oferece oportunidade para aqueles que foram privados em certo momento de não poderem estudar, algumas das vezes os pais tiravam seus filhos da escola para trabalhar nas lavouras e outras a escola estava muito distante e as comunidade não contavam com transporte escolar, na maioria das vezes não avia escolas, quadro este que resultou ao longo dos anos em uma grande quantidade de pessoas não alfabetizadas.
Mas esta realidade vem mudando, turma de alfabetização da comunidade Monjolinho iniciada novembro 2009 encerrada julho2010, coordenada pela Professora Cleuza Fátima Silva, enviou duas de suas alunas para mudar suas inidentidades, quando que no lugar de assinar o nome continha 'NÃO ALFABETIZADO', alfabetizadora Joana Jesus França Correia nos disse: É um momento muito importante na vida dessas mulheres que muitas vezes foram constrangidas em usar tintas nos dedos para assinar o nome , mas agora não, ela mesmo pode estar lendo e escrevendo, temos muito ainda para fazer temos que insistir com eles precisamos afirmar que eles podem e vamos conseguir". Dos sete alunos que começou estudar quatro permaneceu até o final do Programa.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Produtores visam Mais lucros e menos qualidade


O assunto foi exaustivamente discutido e os membros da Comissão aprovaram as seguintes ações quanto aos produtos geneticamente modificados:
  1. realizar reuniões nos núcleos regionais dos sindicatos rurais, com os presidentes de sindicatos e técnicos da Embrapa e da CODETEC;
  2. combater a propaganda do Governo Estadual;
  3. exercer pressão para o governo estadual liberar o plantio de soja transgênica; e
  4. gestionar, antes da edição da Medida Provisória, a permissão para que os produtores de sementes de soja possam comercializar.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Fórum de Ortigueira está sem juiz


O Fórum da Comarca de Ortigueirapassa por uma situação fora do comum: os processos se acumulam nas prateleiras dos cartórios sem nenhuma perspectiva de encaminhamento. E o motivo não é a morosidade da Justiça e sim a falta de juiz para os despachos. Os advogados locais dizem que o Fórum de Ortigueira, criado no final da década de 1980 como primeira entrância, nunca funcionou a contento, mas os problemas se agravaram a partir das férias forenses em dezembro do ano passado. Após o recesso, a juíza Márcia Margarete do Rocio Borges entrou em período de férias regulares por 15 dias e a partir daí entrou em licença médica, que se renova todo mês. O último pedido aconteceu na semana passada. A situação preocupa o representante local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Antonio Marcos Pedroso, que encaminhou pedido de esclarecimento ao Fórum, inclusive sobre a posição de 158 processos que ficaram em poder da juíza. A resposta foi que 64 processos foram devolvidos pela magistrada, mas sem nenhum despacho; outros 94 permanecem em poder dela e que 608 estão no Fórum aguardando conclusão.
Fonte: Internet

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Festival de Futsal Tibagi‏ Ortigueira fica em segundo lugar


A equipe de Futsal Sub-11 de Ortigueira é vice-campeão no 2º Festival Tibagi de Futsal, a equipe de Ortigueira fez a final com a equipe da casa e Tibagi venceu Ortigueira pelo placar de 4 a 2. O atleta Ademarzinho foi o vice artilheiro com 10 gols na competição, o artilheiro tambem foi de Tibagi com 11 gols. No dia 07 de agosto a Equipe de Ortigueira disputara a semifinal da Copa Paranaense de Futsal contra Ivaiporã na cidade de Ponta Grossa.Maiores informações www.superesporte10.com.br

domingo, 25 de julho de 2010

E.B.F. SUCESSO EM ORTIGUEIRA








Escola Bliblica de Férias (E.B.F.) está no seu terceiro ano em realização na igreja evangélica Assembleia de Deus em Ortigueira, com mesmo sucesso dos anos anteriores, contando com uma equipe de trabalho dinamica Marisa Fernandes coordena trabalho da E.B.F, através dos conteudos educativo, social ,religioso e cultural, com as crianças de nossa Cidade, por meios de contos de histórias bilblicas, musicas danças sorteio de brinquedos, gincanas e outros.
Este trabalho só pode ser realizado pela contribuição macissa de doações da comunidade, ajudando assim levar conhecimento tão importante na formação do carater de nossas crianças,
uns dos momentos marcantes foi quando recebemos no evento a presença do Senhor Prefeito Geraldo Magela. Em conversa com os participantes da E.B.F. o prefeito resaltou a importancia deste evento para as crianças, e externou seus agradecimentos a todos que estiveram empenhado para realização do mesmo."Marisa Fernandes em prosa com Jornal Ortigueira.
MAIS FOTOS EXTENÇÃO E CULTURA CLIK ENTRE

sábado, 24 de julho de 2010

Supercentral de Ortigueira perde para Telêmaco Borba



O time do Super Central teve uma baixa neste domingo dia 18 ao perder por 8x5 para Supercentral de Telêmaco Borba, foi um jogo disputado porem o campo não ajudou nossa equipe desempenhar um bom futebol, devido alguns buracos no campo. Caso muito interessante é que o jogo foi apitado por três juizes um deles apitou o primeiro tempo da partida e após intervalo foi escalado como jogador, quando apitava favoreceu em alguns lances equipe de Telêmaco Borba. Já no final da partida viu-se muita vibração por parte do juiz interessante não?" falou ao Jornal a equipe de Ortigueira.



sexta-feira, 23 de julho de 2010

IMAGEM FORTE - FETO HUMANO É JOGADO DENTRO DE UMA CAIXA EM JAGUAPITÃ DESABAFO DE UMA LEITORA



Na madrugada desta Sexta Feira (23), policiais militares de Jaguapitã foram chamados por populares em uma área rural proximo a Guaraci, no local os pms encontraram uma caixa com um feto humano.
VERA lUCIA ESCREVEU:Creio que não Berimbau....
Nos últimos dias temos vividos momentos que nos levam a refletir muito as atitudes de alguns seres humanos e lamentávelmente deparamos com atos de enorme crueldade e frieza e quando pensamos já ser o limite vem mais um como esse.
Acho que este ato é o divisor entre a Palavra Mãe da Palavra Genitora. Temos visto nos noticiários a dor imensurável de mães diante da perda de seus filhos e olha que isso ocorre todos os momentos e que estão fora da Mídia.
Não digo que esse é mais um caso lamentável mas sim um caso desprezível, cruel e covarde.
¨Tudo podia ser melhor
Se meu povo procurasse
Nos caminhos onde andasse
Pensar mais no seu Senhor
Mas você fica esquecido
E por isso falta o amor¨

TRIBUNA NEWS - Destaca em seu Site grave acidente ocorrido próximo a Marilândia do Sul


Um acidente na manhã desta sexta-feira (23), na BR-376 (Rodovia do Café), próximo ao trevo de acesso para Marilândia do Sul, provocou duas mortes e deixou três pessoas feridas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão frontal aconteceu por volta das 8 horas e envolveu um GM Corsa, de Marilândia do Sul, e um Fiat Palio, de Paranavaí.// Os dois veículos tiveram danos de grande monta. Maria Clara da Costa, de 2 anos, estava no GM Corsa e faleceu no local.// Silvone Catarine Costa, de 59 anos, ocupava o Pálio e também não resistiu aos ferimentos. Ambas tiveram os corpos encaminhados ao Instituto Médico Legal de Apucarana (IML) para exame de necropsia. O veículo de Marilândia do Sul era conduzido pelo professor Luiz Borges, do Colégio Estadual Ângelo Casagrande, e ocupado pela agente de saúde Aline Micheli da Costa, de 20 anos, mãe da garotinha Maria Clara.// Ambos estão internados em estado grave no Hospital da Providencia. O motorista do Fiat Pálio foi identificado como Miguel Gonçalves da Costa , de 66 anos. Ele foi encaminhado ao Hospital da Providencia, mas passa bem. As causas do acidente ainda não foram informadas pela PRF.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ortigueira 80 vagas em dois cursos técnicos de ensino à distância.


O Instituto Federal do Paraná (IFPR) está ofertando aos moradores da cidade dois cursos técnicos à distância. São quarenta (40) vagas no Curso Técnico Subsequente (Pós-médio) em Administração Empresarial e quarenta (40) vagas no Curso Técnico Subsequente (Pós-médio) em Secretariado. Para se candidatar a uma das vagas é necessário ter o ensino médio completo. Os dois cursos são totalmente gratuitos na modalidade de Ensino à Distância. (IFPR). As aulas terão transmissão via satélite em tempo real. Inscrisões Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte, monitor Professor Valdir de Jesus de Souza das 8:00hs as 17:00hs.



terça-feira, 20 de julho de 2010

ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES COSTUREIRAS DE ORTIGUEIRA AMCO : ALTERNATIVA DE EMPREGO E RENDA


ANCO agora possui pagina na internet para divulgar trabalho da associação, com novo endereço prédio alugado e cedido pela Prefeitura, para desenvolver trabalhos com mais conforto e acomodação proporcionando as mulheres desenvolver espirito empreendedor Com uma produção modesta estas mulheres, em sua maioria donas do lar, estão aprendendo também a ampliar a sua produção e a comercializar o que produzem, essa capacitação é ministrada por acadêmicos e professores de diversas áreas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio o programa “Universidade Sem Fronteiras” do SETI-PR.
Para visitar pagina clik Barra lateral ANCO

segunda-feira, 19 de julho de 2010

É PRECISO ACABAR COM A FOME



E preciso, em primeiro lugar, conhecer as causas que levam à fome.
A fome é causada porque o mundo não pode produzir alimentos suficientes. Não é verdade! A terra tem recursos suficientes para alimentar a humanidade inteira.

A fome é devida ao fato de que somos “demais”. Também não é verdade! Há países muito populosos, como a China, onde todos os habitantes têm, todo dia, pelo menos uma quantidade mínima de alimentos e países muito pouco habitados, como a Bolívia, onde os pobres de verdade padecem fome!

No mundo há poucas terras cultiváveis! Também não é verdade. Por enquanto, há terras suficientes que, infelizmente, são cultivadas, muitas vezes, para fornecer alimentos aos países ricos!
Uma cifra: “o alimento desperdiçado durante um ano somente no Reino Unido e Estados Unidos poderia acabar com a fome no mundo”.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL 2010




O Campeonato Municipal de Futsal entra na 2º fase da competição, confira os confronto:
dia 24 de julho
19:00 hr Matecol X Kung-fu
20:00 hr Amigos X Garotos Unidos


dia 31 de julho
18;00 hr Atlanta X Garotos da Vila ( sub-13 semi final )
19:00 hr Agaua das Pedras X Alvorada
20:00 hr Barcelona X UEFA

Ja nas categoria Sub-11 e Sub-15 Kako Futsal foi Campeão invicto em ambas Categorias, não perdeu nem um jogo.
Maiores Informações Momento do Esporte

AGENTE FIFA



O Professor Kako esta entrando em contato com o AGENTE FIFA Flavio Simões, para que futuramente lançarmos um atleta na elite do futebol, Flávio Simões é empresario de vários jogadores, alguns são destaques como o jogador Madson da equipe do Santos, Tiago Neves que jogava no Fluminense e goleiro Gomes terceiro goleiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Africa.
Mais informações Coluna Esportiva

Usina Mauá patrocina ações de educação ambiental em Ortigueira


Uso racional da água e neutralização de emissões de carbono são temas ensinados em sala de aula
O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul (parceria entre Copel e Eletrosul) e o Copati –
Consórcio para a Proteção Ambiental do Rio Tibagi iniciaram nesta semana dois novos projetos de
educação ambiental no município de Ortigueira, onde está sendo construída a Usina Hidrelétrica
Mauá.
O primeiro deles é o projeto “Pingo D’Água”, que tem o objetivo de incentivar
os professores a trabalhar com a sensibilização para o uso racional dos recursos hídricos dentro de
sala de aula. Para isso, foram desenvolvidas duas cartilhas, uma destinada aos professores e outra
para distribuição entre os alunos.
“Essa temática é fácil de ser trabalhada dentro de sala de aula, pois é possível incluí-la na
matemática, língua portuguesa, geografia, ciências. A água pode estar presente em toda a
educação destes alunos, mas o principal é estimular as crianças a se tornarem cidadãs conscientes
do uso racional da água”, aponta a coordenadora do projeto pelo Copati, Leliana Casagrande
Luiz.
CARBONO ZERO
A outra iniciativa é o projeto Escola Carbono Zero, cujo lançamento reuniu educadores de toda a
rede de ensino da cidade, tanto público quanto privado. Ao todo, 36 escolas e mais de 6,5 mil alunos
estarão sendo mobilizados para calcular as emissões de carbono ocorridas em cada uma das
instituições de ensino durante o ano de 2009 e compensá-las com o plantio de árvores nativas.
As escolas deverão, ainda, monitorar o crescimento das mudas e, ao final do ano, o Copati fará
uma vistoria nos educandários. Aqueles que obtiverem bons resultados participarão do sorteio de
dois netbooks – um para o professor coordenador do projeto e outro para a escola – e
de um passeio dos alunos para visitação a uma unidade de conservação ambiental na região.
Para o coordenador dos programas ambientais da Usina Mauá, Gilmar Schwanka, a parceria do
Consórcio Cruzeiro do Sul com o Copati na implementação das ações de educação ambiental já
está rendendo bons frutos. “O projeto Escola Carbono Zero, por exemplo, é fantástico, pois já
a partir da orientação dos professores quanto à metodologia de trabalho ficou muito claro que eles
vão se engajar e participar ativamente”, relata. “Teremos, inclusive, a participação da
escola da Terra Indígena de Queimadas”.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sindicato Rural de Ortigueira Promove Cursos



Cronograma de Cursos
Agosto/2010
Segue Programação de cursos, previstos para o mês de AGOSTO/2010 a serem realizados no Sindicato Rural de Ortigueira
Administração Rural e Informática – Dia 02 a 06 de agosto, local Sindicato, instrutora Andrea;
Aplicação de Agrotóxico, costal – Dia 05 a 07 de agosto, local Sindicato, instrutor Eder;
Tratorista 40 h – Dia 09 a 13 de agosto, local Sindicato, instrutor Newton Cardoso;
Manejo de bovino de corte – Dia 11 a 13 de agosto, local Caraguatá, instrutor Marcelo MZ;
Turismo Rural – Dia 17 a 19 de agosto, local Sindicato, instrutor Fabio Barros;
Cultivo de plantas medicinais – Dia 18 a 20 de agosto, local Sindicato, instrutora Janete;
Operação e manutenção de motosserra – Dia 23 a 27 de agosto, local Briolândia, instrutor Rooselvelt;

Meliponídeos – Dia 23 a 26 de agosto, local Sindicato, instrutor Luiz Schimizu;

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Castelo de Areia Casa da Criança




A vida e um sonho inacabado construimos castelos sonhando que poderiamos ser o principe que o habitaria governado reino encantado, cobrando autos impostos para manter a nobreza em seus banquetes glamuravél,
Contruimos castelos pensando que poderia ser a minha propia moradia não barraco de lona na periferia.
Contruimos castelos de areia a cada dia que erramos na arquitetura desmanchamos e comessamos tudo de novo.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Copa do Mundo Escolares




Professora Angina Cristiane messias e equipe Pedagógica da Escola Municipal Prefeito Nilson Gorski promove copa do mundo escolares, sendo que cada time representa um País em um torneio de futebol de salão, atividade que faz parte da semana cultural da Escola, contando a história das copas e como promove a união dos povos ao longo das décadas que o torneio é disputado a cada quatro ano em um País sede, isto que propomos a nossos alunos integração socialização trabalho em grupo entre os alunos disse: Diretor, Professor Valdir Braz de Oliveira, que parabenizou a todos professores pelo projeto.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Biblioteca cidadã é inaugurada



Secretaria de Cultura Vera Mussi do Estado do Paraná, esteve em Ortigueira para inaugurar mais uma biblioteca cidadã, cerimonia que aconteceu as 15:00hs, discursando para autoridades do município Secretária falou que o projeto cultural com implantação de bibliotecas tem por objetivo tornar as crianças Paranaense habituada a leitura,visto que o Estado disponibilizará mais de trezentas bibliotecas. falou ainda que os melhores livros que estão nas livrarias voltado para publico jovem esta disponível para comunidade, atendendo o projeto proposto.
Prefeito Geraldo Magela na oportunidade agradeceu a todos que de maneira direta e indireta contribuiu para conclusão da biblioteca destacou ainda grande avanço que o Município teve nos últimos dez anos graças a parcerias com o Governo do Estado
Secretaria de Educação Inês Dias Furrier demostrou na oportunidade o auto índice de visitas por parte das crianças demostrando assim a importância do espaço cultural conquistado para comunidade Ortigueirense.
Biblioteca Cidadã Dr. Milton José da Silva Ribas Homenagem prestada médico que através de sua profissão muitas vidas ajudou a vir ao mundo e agora Biblioteca referencia de um espaço onde pode nascer novos cidadãos, mais preparado para cuidar de nossa gente através da busca constante do conhecimento.

Tradicional Cavalgada de Ortigueira





Ainda estava escuro amanhecendo o dia quando tropeiros selava os cavalos para participar da tradicional cavalgada de Ortigueira.
Ponto de partida foi em frente ao posto São Cristóvão em direção ao (CTG), Centro Tradição Gaucha. Mulheres crianças demonstraram coragem em fazer o trajeto que passou pelas principais ruas da Cidade,cavalgada esta que tem por objetivo relembrar rota dos tropeiros, principal meio de transporte de mercadoria que saia de Ortigueira para Ponta Grossa,Como a viagem era longa e demorada surgiram a beiras das estradas pousadas mais conhecidas como pensão,que deu origem a vilarejos comunitário que se tornaria a muitas Cidades no Paraná.Após o percurso foi servido delicioso churrasco a moda antiga.

sábado, 10 de julho de 2010

Paraná supera metas do Ideb




O desempenho das escolas públicas e privadas no Paraná está entre os melhores do país, segundo o Índice de Desen­volvimento da Educação Básica (Ideb) 2009 por regiões e unidades da federação. Elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), o Ideb revela que o estado bateu as metas previstas para o ano passado. As escolas paranaenses sempre aparecem entre os cinco primeiros lugares no país, independentemente do recorte e da modalidade de ensino avaliada.

Logo Publicaremos òtimo Resultado de Ortigueira.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Equipe Bolsa Família parabeniza jovem Thaison por mais um ano de vida,


Aniversário...
A partir desse dia começamos a viver uma nova etapa na nossa vida. Aniversário é o Ano Novo Particular de cada um...é tempo de pensar em mudar, em melhorar no que for possível. E também de ficar alegre por tudo que você alcançou e superou!
Parabéns!!!

Thaison é uns dos atendentes do Bolsa Família e comemora hoje mais um ano de vida junto a amigos e familiares,

Autorizada a licitação para a construção de ponte entre Rosário do Ivaí e Ortigueira


Os municípios de Rosário do Ivaí e Ortigueira assinaram convênio, recentemente, junto à Secretaria de Estado dos Transportes, para a construção da tão sonhada ponte que vai ligar as duas cidades. Esta obra, além de encurtar o caminho entre os municípios de toda a região, facilitará o transporte da safra agrícola, pecuária, bacia leiteira, entre outros setores da produção local. A ponte custará mais de um milhão de reais, cujos recursos foram viabilizados pelo deputado Artagão Júnior junto ao governo do Estado. O prefeito de Rosário, Orlando Alves de Almeida, ressaltou que a ponte facilitará o acesso do município a outros pólos, como, por exemplo, Ponta Grossa e Curitiba.
fonte RONALDO SENE

quinta-feira, 8 de julho de 2010

BANDA RIFF ZER5 ANIMA NOITE EM ORTIGUEIRA




Confirmada a presença da banda RIFF ZERO5 numa apresentação na praça municipal de Ortigueira, no dia 17/07/2010, O evento começará partir das 17:00 horas;
A banda Riff zero5 que atrai principalmente um publico jovem, vem mais uma vez mostrar seu trabalho na cidade de Ortigueira,
Em exclusiva com o Jornal Otigueira, LIKE o vocalista e líder da banda disse: "Estamos animados para voltar a tocar em Ortigueira, e rever os amigos, grandes surpresas nos aguardam la."

Vale ressaltar a entrega de brindes durante o evento.

A banda da cidade de Londrina tem material exclusivo como: Camisetas, Bonés, Chaveiros, Adesivos e Cd's,
SOBRE A BANDA RIFF ZERO5:

Hardcore de Londrina – PR

× Formação
Like: Guitarra.Voz
João: Baixo.Voz
Juninho: Bateria
× Apoio
Lirica Aragão Fotografia
ShowTime Produções
Snoopy Skate Rock
Studio.Down Tattoo - Bodypircing

× Agenda
## Julho ##
17.julho - Praça Municipal @ Ortigueira
31.julho - Rock Festival @ Siqueira Campos
## Agosto ##
29.agosto - Hangar Bar com Cueio Limão @ Curitiba

Projeto Expo Arte é Selecionado Para Grande Final



I EXPOARTE CEAM, REALIZADA NO DIA 30 DE JUNHO DE 2010 EM PRAÇA PÚBLICA, ATIVIDADE QUE FAZ PARTE DO PROJETO DESENVOLVIDO PELA PROFESSORA DE ARTE NO COLÉGIO ESTADUAL ALTAIR MONGRUEL MARLIANE BARBOZA,NASCIDA EM ORTIGUEIRA, FILHA DA FAMÍLIA BARBOZA, FORMADA EM LETRAS E ACADÊMICA EM ARTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) PROJETO ESTE INSCRITO NO XI PRÊMIO DE ARTE NA ESCOLA CIDADÃ, TEM A HONRA DE ESTAR PRÉ SELECIONADO PARA CONCORRER A GRANDE FINAL QUE SAIRÁ FINAL DE SETEMBRO.
TORCEMOS PARA QUE O PROJETO SEJA O VENCEDOR, E ASSIM DIVULGANDO O NOSSO MUNICIPIO

/www.artenaescola.org.br

terça-feira, 6 de julho de 2010

Biblioteca Cidadã



Biblioteca cidadã DR. Milton José de Silva Ribas localizada na Av: Laurindo Barbosa de Macedo nº789 na coordenação Paulo Renato Oliveira, Convida toda comunidade para um evento cultural que se realizara no dia 16 julho partir das 8:00hs, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado em parceria com a Secretaria de Educação Cultura e Esportes de Ortigueira, com apresentação de teatro, oficinas educativas e muito mais .
Biblioteca Cidadã conta com tele centro, um acervos literários modernos ótima sala de reunião e vídeo, horário de atendimento é das 8:00 as 11:30 das 13:00 as 17:30.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Começa instalação de novas linhas de transmissão de energia elétrica no PR



O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, integrado por Copel e Eletrosul, iniciou a instalação das duas linhas de transmissão que vão conectar a Usina Hidrelétrica Mauá – que está em construção do rio Tibagi entre Telêmaco Borba e Ortigueira (PR) – ao Sistema Interligado Nacional a partir de 2011.

As linhas devem ser concluídas até março do próximo ano e vão operar na tensão de 230 kV, ligando a subestação da nova hidrelétrica às subestações já existentes nos municípios de Figueira e Jaguariaíva. O circuito mais extenso terá 108 quilômetros e vai passar por Telêmaco Borba, Curiúva, Ventania, Arapoti e Jaguariaíva. A outra linha, com 43 quilômetros de extensão, partirá de Telêmaco Borba e chegará a Figueira passando por Curiúva e Ibaiti.

Produtores de Ortigueira aumentam renda com profissionalização da produção de mel

sábado, 3 de julho de 2010

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fim do sonho. Vacilo na segunda


Assim como em 1990 na Itália, Dunga carrega a responsabilidade pelo fracasso. Um dos jogadores de sua confiança, o volante Felipe Melo foi o responsável direto pela derrota. Depois de uma assistência genial para o gol de Robinho, ele fez contra o gol de empate e ainda foi expulso de campo, por puro nervosismo.

A partida começou num ritmo quente. A princípio, a Holanda tomou conta das ações e acuou o Brasil em seu campo. No primeiro minuto, o zagueiro Juan usa o cotovelo numa dividida com Van Persie, mas o árbitro japonês Yuichi Nishimura não marca o pênalti. O início de jogo foi marcado também por entradas duras, principalmente do lado brasileiro.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Amostra de artes foi um sucesso



Com criatividade alunos do Colégio Estadual Altair Mongruél expôs lindos trabalhos desenvolvidos pelos aluno de Educação Artística, evento que teve a participação do poeta joão Belo de Curitiba que declamou lindas poesias, trabalhos foi desenvolvidos com vários materiais de reciclável a pintura em tela escultura em sabão, quem esteve prestigiando o evento foi a primeira dama do Município de Ortigueira Secretaria de Ação Social Vera Lúcia Fraga Nascimento (esquerda na foto),ao lado da professora Marliane na oportunidade parabenizou iniciativa do Colégio em proporcionar momento agradável com lindas poesias e amostra tão criativas dos alunos de Ortigueira.
Ver Mais Fotos Clik Extensão e Cultura
ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".