quinta-feira, 26 de agosto de 2010

26/08/2010 13:10 - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RECEBE VISITA DE ALUNOS DA ESCOLA MONJOLINHO DE ORTIGUEIRA


Trinta estudantes, de 5ª e 8ª séries do ensino fundamental e do ensino médio da Escola Monjolinho, na zona rural de Ortigueira, região central do Estado, visitaram nesta quinta-feira (26), a dependências da Assembleia Legislativa. O convite para a visita partiu do presidente licenciado, deputado Nelson Justus.

A visita começou no Plenarinho da Casa, onde eles receberam as principais informações sobre o funcionamento e as funções do Legislativo. Na sequência, os estudantes conheceram o Plenário, o Salão Nobre e a sala da Presidência da Assembleia.

Os estudantes vieram acompanhados pelas professoras Ednéia Bujila, Nilce Zapielo, Altiva Carneiro e Josiane Manzole, além da secretária da escola, Joelma Kyia. A professora Ednéia contou que muitos alunos nunca saíram de Ortigueira e, como moram na zona rural, não possuem nem luz elétrica em suas casas. “Eles não tinham ideia do que iam encontrar, além de se sentirem prestigiados, é uma honra para eles estar aqui”, complementa.

Segundo Ednéia, é a quarta visita que a Escola Monjolinho faz à Assembleia neste ano e, os alunos que participam dessas visitas são escolhidos através de alguns critérios, mas os dois principais são a frequência escolar e o destaque do jovem dentro da sala de aula.

Luana Gabrielly Bueno, da 5ª série, foi escolhida por ser a aluna que mais lê na sua turma. “Acho essa visita muito importante, vamos poder saber mais”, disse. Raquel Rodrigues, da 8ª série, concorda com a colega e acrescenta: “espero levar bons exemplos daqui”.
Fonte: Assessoria de Imprensa Alep / 41 3350-4188 / divulgacao@alep.pr.gov.br

Autor: Cleuza Carvalho
Fonte: Assessoria de Imprensa Alep / 41 3350-4188 / divulgacao@alep.pr.gov.br

Ademarzinho, Fernadinho e Teves na mira dos Empresarios


Ademarzinho, Fernadinho e Teves na mira dos Empresarios
Os três atletas de futsal da Escolinha Kako Futsal dispertou interece para dois empresarios de futebol, que ja tem Clube para encaminhar os meninos. Dois empresarios entrou em contato com o Professor Kako, demonstrando interece em alguns de seus atletas, um desses empresario ja quer encaminhar esses atletas para o Vitoria da Bahia no primeiro semestre de 2011. Mas ainda não ha um acordo oficial com o Professor e nem com a familia desses atletas.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Copel é homenageada pela Bolsa de Valores de Nova York


A Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi homenageada nesta segunda-feira (23) na Bolsa de Valores de Nova York. O governador do Paraná, Orlando Pessuti, aproveitou a ocasião para informar aos investidores norte-americanos que pretende consolidar a presença da Companhia dentro do cenário energético brasileiro. O discurso foi realizado durante o encontro com representantes e profissionais de instituições financeiras norte-americanas.

A reunião fez parte do Copel Day, que teve uma programação especial feita pela Bolsa para homenagear a empresa paranaense. Antes do encontro, o governador ainda concedeu entrevista a jornalistas especializados na cobertura do mercado financeiro. A Copel foi a primeira empresa do setor elétrico brasileiro e sexta companhia de capital aberto do país a ter ações negociadas na Bolsa de Nova York.

De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do Paraná, o governador destacou que, além de estar finalizando a construção da Usina Mauá, no Rio Tibagi, a Copel conquistou em apenas um mês três novos grandes empreendimentos, colocados em leilão pela Aneel: uma hidrelétrica de 300 megawatts no norte do Mato Grosso e, no interior de São Paulo, uma linha de transmissão de 500 mil volts com 356 km de extensão e uma subestação de 230 mil volts.

Vagas de emprego em Ortigueira


2 vagas na cidade de Ortigueira , com destaque para as áreas: Engenharia, Comercial e Vendas e Administração

Fonte: Empregos em Ortigueira
parana.catho.com.br

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ortigueira Conquistou 3º lugar Paranaense de Futsal


Nesse domingo 22 de agosto aconteceu na cidade de Ponta Grossa a final da Copa Paranaense sub -11, a competição teve inicio no mês de abril e fez as finais as equipes de C. E. Portela da Cidade de Ponta Grossa, E. C. Caramuru de Castro, C. Objetivo de Ivaiporã e Eletrosul C. C de Ortigueira. A equipe Ortigueirense conquistou o 3º Lugar no Paranaense depois de ser derrotado pela equipe de Ivaiporã pelo placar de 4 a 2, a equipe de Ortigueira sai na frente no primeiro tempo pelo placar de 2 a 0 e no segundo tempo não conseguiu segurar a fortíssima equipe de Ivaiporã. Depois de Castro ser derrotada para a equipe de Ponta Grossa, Castro fez a disputa para ver quem seria o 3º melhor do estado, Ortigueira venceu a equipe de Castro pelo Placar de 4 a 3. Destaque para o jogador Tevês de Ortigueira que marcou três gols na final.



Parabéns aos atletas: Élan, Tevês, Ademarzinho, Fernadinho, Diego, Logas, Cleiton, Alex e ao Professor Kako.


Apoio: Eletrosul, Casa da Criança Pa. Livio Donatti e Prefeitura Municipal de Ortiueira

Campeonato Municipal de Futsal 2010





Nesse sábado 21 de Agosto foi realizado a Final do Campeonato Municipal de Futsal nas categorias adulta e sub-13. Fizeram a final do Adulto Matecol X Água das Pedras, a equipe da Matecol foi o campeão de 2010 no adulto vencendo a Água das Pedras pelo Placar de 4 a 2. Gols marcado pelo Jesiel , Tonho e 2 gols do Adoilson péla Matecol e os 2 gols da Água das Pedras marcado por Ison ( Chitão ). J a na categoria sub- 13 foi um jogo bem emocionante entre Kako Futsal e Atlanta a equipe do Kako Futsal levou a melhor vencedo o Atlanta por 4 a 3. O Ginásio de Esportes Litinho recebeu Publico recorde de 2010, estavam presente para a cerimônia de premiação a Secretaria Municipal de Educação Inês Dias Furrier e o Secretario Municipal de Industria e Comercio Geraldo Fraga do Nascimento. A cerimônia de premiações, premiou as categorias su-11, sub-13 e adulto.
As classificação ficou assim :
Sub – 11
Campeão – Kako Futsal
Vice – Eletrosul C. C´.Á
3º lugar – Eletrosul C. C. B
Sub-13
Campeão – Kako Futsal
Vice – Atlanta
3º lugar – Garotos da Vila
Sub-15
Campeão – Kako Futsal
Vice – Atlanta
3º lugar – Juventude
Adulto
Campeão- Matecol
Vice- Agua das Pedras
3º lugar – UEFA
Realização: Prefeitura Municipal deOrtigueira e Secretaria Muniucipal de Educação, Cultura e Esportes

sábado, 21 de agosto de 2010

Capacitação para Controle Social nos Municípios



sexta-feira, 20 de agosto de 2010Capacitação para Controle Social nos Municípios




A Casa da Criança esteve presente na Capacitação para Controle Social nos Municípios.

O evento aconteceu na cidade de Londrina-PR e tem como objetivo oferecer através de capacitação aos membros dos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) e das Instâncias de Controle do Programa Bolsa Família (ICS/PBF) de todos os municípios brasileiros os conhecimentos e atitudes essenciais ao desempenho de suas atribuições legais, de forma a aprimorar sua capacidade institucional e contribuir para a efetividade do controle social.

Para isso, o curso foi desenvolvido em três modulos, sendo o primeiro módulo sobre a redemocratização e a participação social no Brasil, o segundo módulo foi trabalhado a gestão da assistência social e do programa Bolsa Família e no terceiro módulo discutiu-se os desafios á integração dos órgãos de controle social.

Para mais informações sobre a capacitação ou para acessar documentos sobre este assunto acesse o site:

http://www.inbrape.com.br/polos_detalhes.asp?cod_polo=1

Postado por Cavanis Ortigueira

SuperCentral 10 prêmios todos os sábados para você

Ana Julia Gonçalves ganhou DVD sorteio 07/08/2010


Clik Para Ampliar

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

18/08/2010 - ORTIGUEIRA - Adolescentes serão acompanhados no cumprimento de medidas socioeducativas


Os secretários municipais de Ortigueira, na região dos Campos Gerais, reuniram-se nesta
quarta-feira, 18 de agosto, com representantes do Ministério Público e do Conselho Municipal dos
Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para firmar o compromisso de fiscalizar o
cumprimento de medidas socioeducativas de adolescentes em conflito com a lei.
A partir de agora, os servidores das secretarias de Educação, de Obras, de Saúde e de todos os
demais segmentos do governo municipal deverão atuar como “fiscais” dos adolescentes que
prestam serviço à comunidade e que estejam em regime de liberdade assistida (quando o
adolescente recebe orientações e apoio de uma pessoa da comunidade).
Os convênios são consequência de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pela
Promotoria de Justiça de Ortigueira em março deste ano e que prevê a municipalização do sistema
fiscalizador de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, conforme determina o Estatuto
da Criança e do Adolescente. A partir deste TAC a prefeitura da cidade elaborou um projeto em que
uma equipe multidisciplinar atuará no encaminhamento e no acompanhamento dos jovens.
Informações para a imprensa com:
Maria Amélia Lonardoni/Patrícia Ribas
(41) 3250-4229 / 4228

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Hino Nacional Brasileiro

Escolas Municipais de Ortigueira executa hino Nacional uma vez por semana com intuito de despertar patriotismo e reverencia a uma das grandes conquista do povo brasileiro. Sete de setembro é dia que se comemora independência e o hino nacional é um grande louvor, tributo a um grande marco de mudança na economia brasileira proporcionado um salto ao desenvolvimento, saber cantar hino é muito importante para uma nação que visa crescimento já que patriotismo leva o ser a observar as leis e respeita las, Falou: Inês Dias Furrier Secretária de Educação Município de Ortigueira

Pequena Biografia e foto de Francisco Manuel da Silva

Compositor, regente, violoncelista e professor, nasceu na Cidade do Rio de Janeiro, a 21 de fevereiro de 1795.

Começou a estudar música ainda menino com o padre José Maurício Nunes Garcia. Aos 10 anos passou a estudar violoncelo e, quatro anos depois ingressou como soprano no Coro da Capela Real. Em 1816, passou a estudar contra-ponto e composição. Em 1825, era o Segundo Violoncelo da Capela Imperial. A 14 de abril de 1831, no Teatro São Pedro de Alcântara foi executado um hino de sua autoria, que teria sido composto naquele ano para comemorar o “ 7 de abril “ ( abdicação de D. Pedro I ) e que, mais tarde, se transformaria no Hino Nacional Brasileiro. Segundo alguns autores, entretanto, o hino foi composto em 1822/1823, para comemorar a Independência do Brasil.

Em 1833, fundou a Sociedade Beneficência Musical, da qual foi eleito presidente. Em 1841, assumiu o cargo de Mestre Geral da Capela Imperial e em 1842, foi nomeado, Mestre Compositor da Capela Imperial. Ocupou cargos de direção de vários teatros e companhias líricas.

Alem de outros hinos, compôs música instrumental, música vocal e um repertório extenso de música sacra.

Foi condecorado com a “Ordem Rosa”, no grau de Oficial, em 1857.

Em 1863 realizou o lançamento da pedra fundamental da sede do Conservatório de Música. Sua última música foi “Peça para soprano, harpa, harmônio e orquestra” executada na Igreja São Francisco de Paula.

Faleceu a 18 de dezembro de 1865, vitima de Tísica Laringopulmonar.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

BRASIL- APRESENTAM O PROGRAMA DO II SEMINÁRIO DE APICULTURA DE ORTIGUEIRA E REGIÂO


A proposta do seminário gratuito, que será realizado no município de Ortigueira, nos próximos dias 19 e 20 de agosto é sensibilizar e qualificar apicultores da região norte do Paraná, e disponibilizar informações que contribuam para a profissionalização do setor apícola. E a proposta do encontro é criar um ambiente de troca de experiências e de conhecimento entre os participantes. Afirma o consultor do SEBRAE, Fabrício Bianchi “Queremos gerar uma troca de informações entre os apicultores e também entre as entidades relacionadas à apicultura. O Seminário cria um espaço para que os integrantes do setor possam dialogar”,.
Quinta-feira, dia 19 agosto
Oficinas na sede do Sindicato Rural de Ortigueira, que fica na Avenida Laurindo Barbosa Macedo, 1.480.
8 às 12 horas
Meliponídeos (abelhas sem ferrão)
Sebastião Ramos Gonzaga, da Associação Paranaense de Apicultores,
14 e 18 horas
Produção de Pólen
Luiz Antônio Ballardin, da Apicultura Ballardin
Sexta-feira, dia 20 de agosto
Salão Paroquial da Igreja São Sebastião, localizado na Avenida Laurindo Barbosa Macedo, 1.445.
8 horas
Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), sobre as linhas de crédito disponíveis para apicultura.
Rudenei Fischer
Continuidade do Programa APIS 2010/2011
Fabrício Bianchi, do Sebrae/PR
9 horas ás 10 horas
Cenário da Apicultura no Brasil e no Mundo - Desafios e Oportunidades do Mercado de Mel
Reginaldo Barroso Resende, da Carteira de Apicultura do Sebrae Nacional
10 ás 12 horas
Estabelecimentos Relacionados
Edna Mayumi Yuahasi Miura, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
14 horas
Integração da Cadeia Apícola
Rosimery de Fátima Oliveira, da Dusendont Assessoria e Consultoria.
15 horas
Motivação e Produção de Pólen
Luiz Antônio Ballardin, da Apicultura Ballardin,
Inscrições e maiores informações
Secretaria de Indústria, Comercio e Turismo do Governo Municipal de Ortigueira
industria@ortigueira.pr.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
+55 (42) 3277-1388.
Parcerias
Prefeitura de Ortigueira
Sebrae/PR
Emater
Associação de Produtores de Mel de Ortigueira (Apomel)
Casa do Mel de Ortigueira
Sistema FAEP
Sindicato Rural de Ortigueira
Consórcio Cruzeiro do Sul
Sicredi.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Imbaú terá que promover concurso público



juíza substituta da Vara Cível da Comarca de Telêmaco Borba, Júlia Barreto Campelo, determinou a realização de concurso público nas unidades de saúde do município de Imbaú (na região dos Campos Gerais) no prazo máximo de 30 dias. A determinação vale também para a reativação de pronto-atendimento 24 horas. A decisão foi embasada em pedido do Ministério Público que verificou a existência de um caos na saúde pública, com a falta de serviço de plantão médico e pronto socorro para emergências.
Com a decisão, a Prefeitura de Imbaú também terá que viabilizar a atenção básica à saúde da população. O descumprimento da decisão gerará uma multa diária de R$ 2 mil.
De acordo com o pedido da 1ª Promotoria de Justiça de Telêmaco Borba, o Município deve adequar os recursos humanos para que seus estabelecimentos de atendimento passem a contar com equipe composta por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, auxiliar de consultório dentário ou técnico em higiene dental, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sabado dia 21 de agosto no Ginasio de Esportes Litinho conheceremos os novos Campeões de Futsal



Campeonato Municipal de de Futsal
Agora vale Titulo de Campeão
Sabado dia 21 de agosto no Ginasio de Esportes Litinho conheceremos os novos Campeões de Futsal 2010 de Ortigueira. Confira a agenda desse final de Semana
Local: Ginasio de Esportes Litinho
18:10 hr Eletrosul C. C X Garotos da Vila ( disputa 3º lugar sub-13 )
19:00 hr Amigos X UEFA ( disputa do 3º lugar - adulto )
20:00 hr Kako Futsal X Atlanta ( disputa do 1º lugar Sub-13 )
21:00 hr Matecol X Agua das Pedras ( disputa do 1º lugar - adulto )
Obs: Em seguida entrega das Premiações

ELEIÇÕES 2010 - Pesquisa Eleitoral


Datafolha mostra Dilma com 41% e Serra com 33%

sábado, 14 de agosto de 2010

USINA MAUÁ



GALERIA DE FOTOS EXTENÇÃO E CULTURA CLIK E ENTRE

Quase dois mil operários constróem a Usina de Mauá, entre Ortigueira e Telêmaco Borba

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

AGORA VALE TÍTULO

AGORA VALE TÍTULO
A semifinal da 4º Copa Paranaense de Futsal será realizado dia 22 de agosto na cidade de Ponta Grossa no Centro Esportivo Portela. Serão seis equipes de cinco cidades do Paraná que brigará pelo titulo Paranaese nas categorias sub-09, sub-11, sub-13 e sub-15, estarão na briga pelo titulo as equipes C.E. Portela da cidade de Ponta Grossa, Santa Paula E.C. tambem de PontaGrossa, E.C. Caramuru de Castro, C. Objetivo de Ivaiporã, T-19 Futsal de Reserva e Eletrosul C.C. de Ortigueira. a equipe de Ortigueira enfrentara na semifinal do sub-11 a equipe de Ivaiporã que foi vice-campão em 2009, e a outra semifinal sera entre Ponta Grossa e Castro, se a equipe de Ortigueira vencer disputará o Titulo Paranaense e se perder vai disputar o 3º lugar.

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL 2010
O Campeonato Municipal de Futsal entra na fase semifinal da competição, confira os confronto:
dia 14 de Agosto
17:00 hr Atlanta X Garotos da Vila ( sub-13)
18:00 hr Kako Futsal X Eletrosul (sub-13)
19:00 hr Matecol X Amigos
20:00 hr Agua das Pedras X UEFA
MAIS INFORMAÇÔES CLIK MOMENTO DO ESPORTE

USINA MAUÁ INSTALA ROTOR


A instalação do rotor da turbina da primeira unidade geradora da Usina Hidrelétrica Mauá, em construção no Rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira, terminou com sucesso, na sexta feira pela manhã.

O procedimento de descida do rotor na casa de força principal demorou cerca de meia hora, e foi realizado com auxílio de uma ponte rolante com capacidade para sustentar e movimentar até 230 toneladas. Trata-se de manobra de alta precisão, já que o encaixe do rotor no seu local definitivo é milimétrico.

O rotor é uma peça inteiriça de 27,6 toneladas, 3,9 metros de diâmetro e 1,96 metro de altura. Para transportá-lo de Araraquara, interior de São Paulo, onde foi fabricado, até o canteiro de obras da Usina Mauá, foi necessária uma viagem de 30 horas em uma carreta acompanhada por batedores.

A função do rotor é converter a energia hidráulica proveniente do escoamento da água em grande velocidade e alta pressão em energia mecânica, transmitida ao eixo da turbina.

A energia mecânica conduzida ao eixo fará girar o rotor do gerador, que opera no interior do estator – a parte fixa da unidade de geração –, produzindo energia elétrica.

A concessão da Usina Hidrelétrica Mauá pertence ao Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, uma parceria entre a Copel (51% de participação) e a Eletrosul Centrais Elétricas (49%).

www.magnortigueira.blogspot.com

domingo, 8 de agosto de 2010

Em Ortigueira, seminário sobre apicultura integra e atualiza produtores



I Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região é gratuito e acontece nos próximos dias 19 e 20 de agosto

Sensibilizar e qualificar apicultores da região norte do Paraná, disponibilizando informações que contribuam para a profissionalização do setor apícola, é a proposta do II Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região, que será realizado no município de Ortigueira, nos próximos dias 19 e 20 de agosto.

O consultor do Sebrae/PR, Fabrício Pires Bianchi, conta que o evento deve reunir cerca de 200 apicultores. Segundo ele, a proposta do encontro é criar um ambiente de troca de experiências e de conhecimento entre os participantes. “Queremos gerar uma permuta de informações entre os apicultores e também entre as entidades relacionadas à apicultura. O Seminário cria um espaço para que os integrantes do setor possam dialogar”, assinala o consultor.

Fabrício Bianchi acrescenta que pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Londrina, que atuam no Projeto de Identificação do Mel do município de Ortigueira, iniciado em junho, estarão presentes, para atender apicultores e oferecer informações sobre as etapas e a importância da proposta, pioneira no Paraná.

Gigante em produção

A Associação de Produtores de Mel de Ortigueira (Apomel) reúne 45 associados responsáveis por cerca de 90% da produção total de mel no município de Ortigueira, 6,5% no Paraná e 0,6% no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2008 (último ano em que os dados estão disponíveis até o momento), a produção total no município naquele ano foi de 4,6 mil toneladas. Estima-se que existam em Ortigueira aproximadamente 175 apicultores.

(Asimp/Sebrae/Pr)


Ação Social ministrará oficinas gratuitas à população

A Secretaria de Ação Social o município irá realizar uma série de oficinas no dia 12 deste mês. Toda a comunidade está convidada a participar das atividades que serão realizadas nos dois CRAS’s do município, na Casa de Passagem e na própria Secretaria.

Abaixo, segue a programação completa.

CURSOS GRATUITOS 12/08/2010

Cras Vila Godoy
13:00 as 17:00 oficina de materiais reciclados

Cras Vila Gomes
08:00 as 12:00 customização em roupa
13:00 as 17:00 Oficina de Fuxico

Secretaria de Ação Social
08:00 as 12:00 oficina de bijuteria
13:00 as 17:00 oficina de estrutura de balão

Casa de Passagem
08:00 as 12:00 oficina de pintura facial
13:00 as 17:00 oficina de decopagem

Os interessados devem fazer sua inscrição com um dos responsáveis pelos cursos:
Cras Vila Godoy – Tatiele ou Marcelo
Cras Vila Gomes – Ivone ou Paula
Secretaria de Ação Social – Patricia e Talita
Casa de Passagem – Talita

Fonte: Prefeitura de Ortigueira

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Produto colocou município de Ortigueira no topo do ranking nacional de produção durante quatro anos


Os produtores do pequeno município de Ortigueira, no Paraná, estão trabalhando para ampliar o mercado de mel, uma de suas principais atividades agrícolas. O produto colocou a cidade no topo do ranking nacional de produção durante quatro anos. Muitos estão bastante especializados e já exportam mel de Ortigueira para a Europa.

Das florestas ou dos pomares, o mel de três mil caixas vai para a propriedade da família Kutz, em Ortigueira. Aqui, o pai Leonides e filho Kleber “abrem” os favos com uma faca, para facilitar a extração. Os favos são colocados em uma centrífuga, que leva apenas alguns minutos para retirar todo o produto.

Cada favo sai branquinho e vazio, pronto para voltar para a floresta e ser novamente preenchido pelas abelhas com mais mel. Os Kutz investiram mais de R$ 300 mil nas instalações, visando o mercado de exportação. Com toda a estrutura aprovada pelo Ministério da Agricultura e por órgãos internacionais, há um ano eles exportam mel de 20 floradas diferentes, como eucalipto, capixinguí, assa peixe e silvestre.

De 2004 a 2007, Ortigueira, com apenas 24 mil habitantes, foi o primeiro produtor individual de mel do Brasil. Perdeu o posto por conta do clima, mas não perdeu a qualidade. O município responde por 6% da produção do Paraná e exporta para a União Européia.Canal Rural

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

4ª COPA PARANAENSE DE FUTSAL


A Final da competição será dia 22 de agosto no Centro Esportivo Portela na cidade de Ponta Grossa. Seis equipes de cinco cidades do estado vão brigar pelo titulo nas categorias Sub-09, Sub-11, Sub-13 e Sub-15. Estão na briga as equipes do C.E. Portela e Santa Paula E.C. de Ponta Grossa, Caramuru E.C. da cidade de Castro, Colégio Objetivo de Ivaiporã, T-19 Futsal de Reserva e Eleterosul/Casa da Criança de Ortigueira.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Nota de Falecimento


Com pesar informamos que faleceu nesta terça feira 03/08/10 as 9:00hs no Hospital da Providencia em Apucarana, Mayr Vicente Costa esposo da Professora da rede Municipal de ensino Margareti Costa.
Sepultamento esta previsto para 14:00 hs Cidade de Califórnia cemitério local

Oportunidade de Trabalho



Trabalho na UFPR e gostaria de divulgar uma oportunidade de emprego na região.
Iniciará em outubro/2010 o Curso Mídias Integradas na Educação e para esta oferta teremos atendimento presencial nas cidades de Ibaiti, Telêmaco Borba, Reserva e Paranaguá.
A vaga é para tutor presencial e
Bom dia.a função deste tutor é auxiliar aos alunos no uso do computador ou ajudar em alguma tarefa que ele tenha dúvidas.
As inscrições estão abertas até dia 09/08 pelo site www.cipead.ufpr.br
Conto com a colaboração de vocês para divulgar esta oportunidade.

Grata,
Melissa - Coordenadora do Curso.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Censo visa visitar 58 milhões de casas

A partir de hoje, 190 mil recenseadores começarão a traçar o perfil de um novo Brasil. O Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), traz novas perguntas que mapearão da quantidade de famílias formadas por pessoas do mesmo sexo ao número de domicílios com acesso à internet. Ao todo, serão 58 milhões de domicílios visitados até o dia 31 de outubro. Por meio da pergunta que verifica o grau de parentesco das pessoas que moram sob o mesmo teto, a pesquisa permitirá saber, por exemplo, quantos adultos ainda moram com a mãe. Pela primeira vez também será conhecido o número de pessoas que residem em domicílios coletivos, como penitenciárias, orfanatos e asilos. Até o último censo, de 2000, essa população era agrupada sem diferenciação. A fatia de brasileiros que mora no exterior também será conhecida. Além disso, o censo permitirá saber onde essas pessoas viviam antes de deixar o País. No censo de 2000, o IBGE contabilizou uma população de 169,8 milhões. Orçada em R$ 1,68 bilhão, os dados da pesquisa começarão a ser conhecidos já no final de novembro, quando os resultados serão apresentados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para definir o reparte de verba do Fundo de Participação dos Municípios. O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, explicou que os técnicos do instituto dedicaram três anos de preparação para o trabalho. "O censo é uma fonte vital de preparação do País para a próxima década", afirma Nunes. "Ele vai registrar também as características do entorno dos domicílios e revelará a existência ou não de calçamento, iluminação pública e saneamento básico", explica. Os 8,5 milhões de quilômetros quadrados do Brasil foram divididos em 314 mil setores - cada um receberá a visita de um recenseador. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".