segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

BRADOCK assumirá delegacia de Ortigueira


O delegado Bradock assumirá a chefia da delegacia no município de Ortigueira nesta segunda-feira (31).
Ortigueira tem aproximadamente 25 mil habitantes e atualmente a população carcerária é de 32 presos na delegacia, número esse que deverá aumentar com a chegada do delegado Bradock na cidade.

BRADOCK

O delegado Bradock tem 66 anos e muitas histórias em seu currículo funcional, sendo "amado" pelo povo de bem e "odiado" pelos bandidos. Bradock fez história na polícia com seu jeito de trabalhar "... não importa se é preto, branco, pobre ou rico..." errou vai pagar pelo erro. (palavras de Bradock).

Laranjeiras do Sul

Recentemente Bradock foi aclamado pelo povo de Laranjeiras do Sul em um movimen to realizado para tentar a permanência do delegado na cidade.Bradock foi transferido de Laranjeiras do Sul para Ortigueira.
"Quem ganhou com isso foi Ortigueira!!!" (palavras de um blogueiro).

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Programa da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo transforma pequenos produtores em novos empresários


Um dos programas da Secretaria de Industria, Comércio e Turismo está transformando a vida de produtores rurais de Ortigueira, que antes comercializavam suas produção de forma irregular.
O Senhor Renê Lino Coelho e sua senhora Maria Olívia Dias Coelho, após aderirem ao Programa de Comercialização Legal do Queijo de Ortigueira e com a obtenção do Selo de Inspeção Municipal – SIMOR nº 003, esta semana passaram a comercializar o primeiro lote dos queijos de leite de búfala para o comércio local.
O primeiro empresário que aderiu a comercialização dos produtos do senhor Renê foi o proprietário do Supermercado Paraíba, “assim como nós acreditamos no potencial de Ortigueira para ampliarmos nossos empreendimentos, nós também acreditamos no potencial da produção local, o produto além de ser de qualidade é diferenciado” conta Toninho.

O Programa
O programa teve início com a senhora Noérzia, uma pequena produtora de queijos que comercializava sua modesta produção de porta em porte pelas ruas de Ortigueira.
Após procurar a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Noérzia recebeu as orientações necessárias do SEBRAE para se tornar uma Empreendedora Individual e assim poder comercializar sua produção de forma legal.
Noérzia também foi orientada por técnicos da EMATER e da Vigilância Sanitária a como adequar o seu processo de produção para a obtenção do SIMOR, que foi o nº 002 do município e que confere ao produto a garantia de higiene e qualidade na produção.
Hoje Noérzia comercializa sua produção de queijos tipo frescal e mussarela no comercio local e busca aumentar a produção, pois hoje já não está dando conta de atender aos pedidos.
Além de Noérzia e René, outros produtores de queijo estão sendo assistidos pela SICT e pela EMATER para regularizar suas produções e poder legalizar a forma de comercialização.
Em virtude desta demanda surgiu também a necessidade da instalação de outro programa, o de Melhoramento na Qualidade do Leite do Rebanho de Ortigueira. Com o apoio também da EMATER, criadores de gado leiteiro, estão recebendo orientação e treinamento de como melhorar a qualidade e aumentar a produção de leite no município.

Visite:

www.ortigueira.pr.gov.br

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Pai é preso acusado de estuprar a filha de dez anos


Foi preso na madrugada de ontem (26), em Ortigueira, um homem de 30 anos acusado de estuprar a própria filha de dez anos, em Apucarana.

Em entrevista à rádio Brasil Sul, o delegado de Apucarana, Ricardo Casanova, disse que a investigação começou após a mãe da menina ter feito a denúncia ao Ministério Público.

Depois de ouvir a menina e uma irmã mais nova, a promotoria solicitou uma exame de conjunção carnal. Após confirmação dos peritos, o MP exigiu a prisão preventiva do homem, que fugiu.

Na madrugada de ontem , policias tiveram a informação de que Edson Luis de Andrade estaria vindo de Curitiba para Ortigueira, onde se refugiaria em uma propriedade rural.

Em posse da informação, um cerco foi feito e, às 3h30. o homem foi preso e levado para a delegacia de Apucarana.

De acordo com o delegado, após interrogatório, Edson confessou o crime. Ele será indiciado pelo crime de estupro de vulnerável.
Fonte: Bonde Notícias

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

As crônicas de Lucas


Em quanto nós Ortigueirense nos preparamos para receber os mais ilustres turistas que poderá desfrutar das maravilhas naturais de Ortigueira, como a linda cachoeira Véu da Noiva, uma das mais lindas do Paraná, ou do futuro lago da Usina hidrelétrica Mauá com toda sua magnitude, atraindo os apaixonados pela natureza e esportes radicais gerando divisas para o município através do fortalecimento do comercio e principalmente por meio da rede hoteleira para ospedagem dos visitantes .

Enquanto isso alegremos – nos com turistas desiludido da vida, muitos por problema de família outro por parte do próprio sistema que é excludente ou mesmo por uma tremenda falta de coragem para enfrentar a vida de frente se posicionando diante as dificuldades.

Afinal de conta fica provado que o homem vive com muito pouco, sem um teto digno para repousar após um dia de trabalho, com uma alimentação regada a base de arroz e feijão, a alta da carne gera a cessação que não somos os maiores produtores de carne do mundo.

Chegamos a conclusão que podemos sentir a mesma sensação dos ricos, que se embriaga a base de uísque importado e acorda com uma resaca lascada.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ases do Motociclismo se apresentam em Ortigueira no próximo dia 29 iCal Import



No próximo dia 29, às 20h em frente a Igreja Matriz, acontecerá um show radical com os ASES do Motociclismo. Esta é a terceira vez que o grupo se apresenta na cidade.
O objetivo do show é conscientizar os jovens no combate contra as drogas, da importância do uso do capacete. Segundo Marcelo Moreno, um dos organizadores do show “o espetáculo além de trazer alegria e diversão a população, também é uma palestra contra o uso de Drogas, cigarros e bebidas, além de conscientizar sobre a importância do uso do capacete”.
O show será dividido em diversos momentos com brincadeiras que envolverão o público, manobras radicais com as motocicletas, saltos arriscados e muito mais. A duração é de aproximadamente 90 minutos e a participação do público será constante.
A Equipe Ases do Motociclismo foi fundada em 1995, é composta por pilotos profissionais e responsáveis. A “trupe” realiza shows por todo Território Brasileiro e até fora do País, há de 16 anos, totalizando mais de 900 exibições em 850 municípios de cinco estados diferentes e mais 14 apresentações Internacionais na Argentina.
“Nossa Equipe têm sido considerada pela crítica como uma das melhores Equipes do Estado do Paraná. A prova disso tem sido a credibilidade que os organizadores dos maiores eventos do Brasil, demonstram nos contratando ano após ano como Equipe Oficial. E temos o orgulho de sermos a única Equipe a se apresentar por 11 anos seguidos em Etapas da Fórmula Truck” ressaltou Marcelo.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Uma carreta de combustível e um carro baixo envolvido em acidente



Aconteceu hoje 24/01/10, as 15:30 próximo a Cidade de Ortigueira Km 666, um acidente envolvendo uma carreta bi trem de combustivél,um caminhão e um carro baixo, as vitimas com ferimentos leve foram atendidas no local, por sorte não houve vitimas fatais.


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Região dos Campos Gerais Assalto Praça de Pedágio


De Gazeta do Povo
Policiais militares do destacamento de Imbaú, nos Campos Gerais, trocaram tiros com o assaltante da praça de pedágio da concessionária Rodonorte que leva o mesmo nome do município. O roubo ocorreu pouco antes das 13 horas desta quarta-feira (19), na praça localizada na BR-376, que leva ao Norte do estado.

O ladrão desceu de uma moto Honda CBX azul e mostrou a arma para um dos atendentes. Em seguida, retirou o dinheiro que estava em quatro cabines sem disparar nenhum tiro. Os funcionários não foram feridos. O assaltante fugiu com a moto, no sentido a Ortigueira, levando R$ 2.657,70 em dinheiro e R$ 108,80 em vale-pedágio.
A PM foi avisada e começou a perseguição. O assaltante entrou em uma estrada secundária na localidade rural de Volta Grande. Como estava chovendo, a localização do assaltante ficou facilitada por causa da marca dos pneus da moto na estrada de terra. Cerca de meia hora após a perseguição, o ladrão foi encontrado ao lado da motocicleta, sobre uma ponte. Ao ver que havia sido surpreendido pelos policiais, sacou da arma e começou a atirar. Os policiais revidaram e o ladrão fugiu pelas margens do riacho.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Feliz da Vida











Quem esta feliz da vida é a Familia Barboza com mais um ano de vida da Super Professora Marliane Barboza, em mais um ano de vida comemorado no dia 19/01, se já não bastace milionária contratação de Ronaldinho Gaúcho,para alegria dos flamenguistas, familia aproveitou para acompanhar seu time de coração em pré temporada na Cidade de Londrina, no jogo Flamengo x América Mineiro.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Véspera do dia São Sebastião Padroeiro da Cidade de Ortigueira Paulinho da Gaita anima comunidade com muitas musicas



Paulinho da Gaita, loucutor radialista com seu programa gauchesco, que vai ao ar pela Radio Placar todos sábados e domingos, das 7:00 hs as 9:00 hs, esteve animando final de tarde no centro de Ortigueira , quem passava pelo local parava para ou vir e curtir melhor da musica Gaúcha.

Paulinho da Gaita falou da satisfação da audiência de seu programa graças a comunidade de Ortigueira e região que gosta da boa música e cultura Gaúcha, churrasco e bom Chimarrão, acompanhado de uma boa gaita para deixar festança mais animada. Aproveitou também para agradecer audiência de seu programa mandado um abraço a todos os ouvintes

IPR divulga relação dos aprovados do Curso de Agroecologia


Campus Telemaco Borba – Curso Técnico em Agroecologia (Concomitante) – (Curso em Ortigueira)

1 9179 AMALIA GELINSKI GOMES
2 9180 CALINE MAYARA MESSIAS CABRAL
3 9184 DOUGLAS CESAR BORGES
4 9186 ELTER RODRIGUES ROSA
5 9190 JESSICA PAULA GARCIA
6 9191 JOÃO GUSTAVO MARIANO GOMES
7 9192 JOÉLIA CORDEIRO DE GODOI
8 9194 LIRIAMERIS DE FATIMA WOINAROSKI
9 9197 MATHEUS HENRIQUE ALVES SOUZA
10 9198 MAURICIO ADRIANO TOMAZ
11 9199 MILENE VANILDA LAUBER
12 9200 RAQUEL RIBEIRO
13 9201 REGINA ROCHA DA SILVA
14 9204 ROGÉRIO SEMCHECHEM
15 9205 RONALDO GOMES
16 9207 TEREZINHA ANGELA DA SILVA
17 9208 VANDERSON FLAUSINO DE SOUSA
18 9209 VICTOR HUGO DE OLIVEIRA
19 9210 WESLEI ROGOWSKI
20 9211 WHANDERLEY BUENO DE QUADROS

Segundo o Edital 029/2010 – a data estipuladas para os selecionados neste curso, para apresentarem a documentação para a matrícula é dia 28 de janeiro, mas a Secretaria Municipal de Educação decidiu ampliar o prazo das matrículas a partir do dia 19 de janeiro até o dia 28 do mesmo mês, para que nenhum aluno possa vir a ser prejudicado.

Mais informação Clik Abaixo

www.ortigueira.pr.gov.br


MORTE EM IMBAÚ


Região dos campos Gerais esta sendo marcado por onda de violência neste comesso de ano.
OSMAR CRISTIANO CORDEIRO
18/01/2011 04:05:00 Via Pública
RUA JACOBINA, VILA
NICOLAU EM IMBAU.
Masculino - - - 180 - - - BERMUDA JEANS AZUL,. Ferimentos por arma de
fogo.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Território Caminhos Tibagi encontro Salão Paroquial


DATA 18/01/2011 – MUNICIPIOS ORTIGUEIRA E TAMARANA

LOCAL: ORTIGUEIRA – SALÃO PAROQUIAL

HORÁRIO

ASSUNTO

RESPONSÁVEL

08:30H

INSCRIÇÕES

CONDECATI

9:00H

ABERTURA

CONDECATI

9:30H

APRESENTAÇÃO DO COLEGIADO TERRITORIAL

CONDECATI

10:00H

PLANO TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL - PTDRS

RURECO

10:30H

PTDRS METODOLOGIA

RURECO

11:00H

APRESENTAÇÃO DOS DADOS SECUNDARIOS E DEMANDAS

RURECO – FORMAÇÃO DE GRUPOS

12:30H

ALMOÇO

CONDECATI

13:30H

CONTINUAÇÃO DO TRABALHOS EM GRUPO

RURECO

14:30H

APRESENTAÇÃO DOS DADOS PRIMARIOS E VALIDAÇÃO DO DIAGNÓSTICO

CONDECATI / RURECO

16:00H

ENCERRAMENTO

COLEGIADO

Este Território reúne 9 municípios, incluindo Ortigueira e encontra-se em fase de elaboração de seu plano de
desenvolvimento sustentável,
o que o habilitará para captação dos recursos disponibilizados pelas diversas esferas de governo.
Se você faz parte de uma instituição, associações, conselhos, sindicatos, empresas, etc, sua presença é fundamental para
fazer valer os interesses do segmento
que você representa, e, principalmente, estará contribuindo com o planejamento de uma sociedade mais sustentável.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Agrotóxicos estão matando as abelhas.



As abelhas estão morrendo em todo o mundo, colocando em perigo a nossa cadeia alimentar. os EUA e a União Europeia se unam à proibição, outros governos ao redor do mundo poderão seguir o exemplo e salvar da extinção milhares de abelhas. Assine a petição e encaminhe este apelo
urgente:

Ortigueira é uns dos maiores produtores de mel do Brasil e do mundo gerando emprego e receita para o Município é a base de sustento para parte dos pequenos produtores da agricultura familiar.
Os cientistas culpam os agrotóxicos e quatro governos europeus já os proibiram.
As abelhas são vitais para a vida na Terra - a cada ano elas polinizam plantas e plantações com um valor estimado em US$40 bilhões, mais de um terço da produção de alimentos em muitos países. Sem ações imediatas para salvar as abelhas, muitas das nossas frutas, legumes e óleos preferidos poderão desaparecer das prateleiras.

Nos últimos anos, temos visto um declínio acentuado e preocupante a nível global das populações de abelhas - algumas espécies já estão extintas e semana passada ficamos sabendo que algumas espécies nos EUA chegaram a 4% da população normal. Cientistas vêm lutando para obter respostas. Alguns estudos afirmam que o declínio pode ser devido a uma combinação de fatores, incluindo doenças, perda de habitat e utilização de produtos químicos tóxicos. Mas cada vez mais novos estudos independentes produzem fortes evidências que os culpados são os agrotóxicos neonicotinóides. A França, Itália, Eslovênia, e até a Alemanha, sede do maior produtor do agrotóxico, a Bayer, baniram alguns destes produtos que matam abelhas. Porém, enquanto isto, a Bayer continua a exportar o seu veneno para o mundo inteiro.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Filho de Ortigueirense atropelado em frente de casa

Lauro Vanjura 39 anos filho de Miguél Vanjura morador de Ortigueira Bairro Pontão acabou morrendo atropelado em frente da sua casa, na rua São Nicolau, bairro Santa Terezinha, em Fazenda Rio Grande. Ele estava sentado debaixo de uma árvore, quando um carro desgovernado invadiu o passeio e pegou em cheio o morador, que teve morte instantânea. Moradores promoveram um protesto no local com a queima de pneus. A motorista do carro nada sofreu.

DSC_0800

Segundo as informações, Elizangela Pereira dos Santos conduzia o Kadett placa AHC-8364 pela Rua São Nicolau. Ela teria perdido a direção do veículo que desgovernado invadiu a calçada onde estava sentado Lauro Vanjura, 39 anos. O SIATE foi acionado, mas ao chegar ao local, a vítima já estava em óbito. Moradores já fizeram inúmeros abaixo assinados pedindo a colocação de lombadas, pois a via é uma reta e os veículos costumam transitar em velocidade acima da permitida para o local. No período noturno, moradores queimaram pneus e fecharam a rua em protesto. “Já enviamos abaixo assinados para a prefeitura que nada fez. Será que agora, com a morte do senhor Lauro, as lombadas serão colocadas na rua”, indagou uma moradora da Rua São Nicolau.

Elizangela prestou depoimento na delegacia de polícia. Contou que ao tentar desviar de um catador de papel, perdeu o controle do carro. A polícia vai ouvir testemunhas e pretende concluir o inquérito o mais rápido possível. A família de Lauro disse que ele costumava ficar debaixo da árvore apreciando o movimento na rua.

DSC_0797

Fonte : Oreporter

sábado, 8 de janeiro de 2011

Galerinha Animada para comemorar aniversário de Alana Diapchiki e Cinthia Caroline

Cinthia Karoliny e Alana Diapchuiki

Em noite descontraída, amigos (as) da Super Gatas Aline e Cinthia estiveram na Pizzaria Dois Irmãos para comemorar mais um ano de vida, tudo isso recheado com muita Pizza e guaraná.
Na oportunidade quem marcou presença foram amigos Nicolas e júnior que parabenizou as aniversariantes desejando muitas Felicidades.

CONCURSO ELEGE MISS PARANÁ 2011 EM MARINGÁ

miss paranáO concurso Miss Paraná 2011 elegeu a estudante Gabriela Cristina Pereira, 21, como a mais bela paranaense. Ela que é de Umuarama concorreu com outras 52 garotas no Giardino Eventos, na cidade de Maringá. O evento foi organizado pela BMW Eventos. O tema deste ano foi “Uma Beleza de Natal para todos. Como prêmio, Gabriela recebeu uma bolsa de estudos na faculdade Cesumar e deverá representar o Paraná no concurso Miss Brasil em maio de 2011. Em segundo lugar ficou Karla Franciele Mazoni de Japurá. Mayara de Santana, de Marechal Candido Rondon, ficou em terceiro.

Colocação

1º Lugar - Gabriela Cristina Pereira (Umuarama)

2º Lugar - Karla Franciele Mazoni (Japurá)

3º Lugar - Mayara de Santana (Marechal Candido Rondon)

Miss Simpatia: Belisa Almeida Torres Frecceiro (Cerro Azul)

Miss Personalidade: Patrícia Augsten (Entre Rios do Oeste)

Miss Fotogenia: Fabiana Iris Bonfim (Cruzeiro do Oeste)

Miss Elegância: Dyéssica Rodrigues Guth (São Miguel do Iguaçu)


Projeto Técnico Social esclarece população sobre a construção das novas unidades habitacionais



A primeira reunião do Projeto Técnico Social do Programa de Habitação de Interesse Social na produção de 31 unidades habitacionais foi realizada no Centro de Convivência do Idoso de Ortigueira.

Das 22 famílias que foram convocadas 17 compareceram à reunião que apresentou aos futuros moradores dados técnicos da construção das casas que serão padronizadas, todas com 35 m2 divididas em dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
A Assistente Social, Verônica Salete Vieira, responsável pela execução do projeto, explicou às famílias à metodologia do trabalho técnico social, que será dividido em três etapas: a primeira delas foi esta reunião, antes do inicio das obras; a segunda durante a construção que será composta por mais dois encontros e a terceira etapa após a ocupação que também será dividida em mais três encontros, tudo em um período de 12 meses. Segundo a Verônica, “é muito importante a participação das famílias nesse processo” salientou a assistente social.
O diretor de planejamento de obras de Ortigueira, Paulo César Teodoro, apresentou às família os dados técnicos da construção e como se dará o processo. “Boa parte destas das obras se dará nos terrenos que essas famílias já ocupam, por isso necessitamos da colaboração deles na questão de segurança, principalmente com as crianças” explicou.
O engenheiro frisou que as casas obedecem a um projeto padrão de habitação da Caixa Econômica Federal e por isso serão todas idênticas e podem acomodar uma família de cinco pessoas.
Os terrenos já receberam as galerias de coleta de esgoto e as obras serão iniciadas assim que as condições meteorológicas se estabizarem.

Fonte: http://ortigueira.pr.gov.br


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Imagens do Acidente que tirou a vida do companheiro Nilson Lemes dos Santos

De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, um acidente ocorreu próximo ao trevo que dá acesso ao Thermas de Jurema, na BR-487, por volta das 18h, sexta feira(31),véspera de ano novo tirou a vida treis pessoas todas de nossa Cidade (Ortigueira), de uma mesma família e outras três ficaram gravemente. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o veículo seguia pela BR-487 quando bateu na ponte do Rio Formoso (próximo ao trevo de acesso para Termas de Jurema), caindo em um barranco. O problema se agravou, pois havia no meio do mato um enxame de abelhas, que atacou as vítimas do acidente.

Entre eles estão o condutor do veiculo, Nilson Lemes dos Santos, de 53 anos,Funcionário Publico Anizia Lemes dos Santos, de 70 anos; , além de Fabryno Genilson dos Santos Ferreira, um bebê com menos de um ano. A PRF e o Corpo de Bombeiros não souberam precisar se as mortes foram causadas pelo acidente com o automóvel ou pelo ataque das abelhas, mas a suspeita é de que os três tenham morrido na colisão. Anisia era mãe do 2º Sargento PM, Vanderlei Lemes dos Santos, que presta serviços em Peabiru e Nilson seu irmão e o bebê era sobrinho do sargento.

As jovens Fabrícia Teodoro dos Santos, 20; Fabrina Teodoro dos Santos, 17 e um rapaz identificado apenas como Tiago foram levados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Central Hospitalar de Campo Mourão. De acordo com a PRF, um dos feridos levou mais de 500 picadas.

Um inspetor da PRF informou que algumas pessoas tentaram ajudar as vítimas do acidente, mas não conseguiram por causa do ataque das abelhas. Uma das pessoas que tentou prestar socorro também precisou receber cuidados médicos, pois recebeu várias picadas.

Nossas considerações aos Familiares.

Estão abertas as inscrições para o Jovem Rural do Território Caminhos do Tibagi



Estão abertas até o dia 17 de janeiro de 2011 as inscrições para a nova turma do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural. Podem participar jovens entre 17 e 29 anos que concluíram o Ensino Médio e que são da região Território Caminhos do Tibagi

O território abrange as cidades de Tibagi, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Curiúva, Imbaú, Ventania e Figueira. Mais informações no (42) 9123-7370 ou www.cedejor.org.br.

ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".