quarta-feira, 30 de março de 2011

Ortigueirense é selecionado para participar de programa estudantil da Microsoft


O aluno Raí Biscaia (de Ortigueira), do terceiro semestre de Sistema de Informação da FAP, foi selecionado para participar de um programa nacional da Microsoft chamado Microsoft Students to Business (S2B). Uma das sedes do curso será Curitiba, no Microsoft Innovation Center de Curitiba, em parceria com o Centro Tecnológico da Universidade Positivo e a empresa TechResult.

O Programa Microsoft Students to Business (S2B) tem por objetivo aproximar estudantes de oportunidades de trabalho nas carreiras de Tecnologia de Informação. Para isso inclui diversas ações, sendo as principais capacitações gratuitas nas plataformas Microsoft e aproximação com empresas que buscam mão-de-obra com esse perfil. O programa tem um total de 84 horas/aula para capacitação de jovens, com um conteúdo que abrange palestras sobre o mercado de trabalho e aulas teóricas e práticas ligadas às carreiras de TI.

Aluno de Sistemas de Informação participa do Programa Students To Business – S2B
As capacitações são voltadas a estudantes do ensino médio e superior e visam preparar as próximas gerações de profissionais nas tecnologias Microsoft. Ao longo de 3 fases os estudantes adquirem formação técnica para tornarem-se profissionais juniores de infra-estrutura ou desenvolvimento. Na primeira fase o curso traz informações sobre as carreiras de TI, na segunda, aulas teóricas e na terceira, aulas práticas, com o desenvolvimento de um projeto de formatura. No encerramento são entregues certificados, em um evento que inclui uma feira de empregos.

O Programa Microsoft Students to Business capacitou, no seu primeiro ano de vida, mais de 10 mil estudantes em todo o Brasil, desses quais mais de 1.000 profissionais foram incorporados imediatamente no mercado de trabalho durante a feira de empregos.

O professor Msc. Lisandro R. Modesto, coordenador de Sistemas de Informação, parabeniza o aluno por esta conquista em nome da FAP, dos alunos do curso de Sistemas de Informação e de toda a comunidade acadêmica.

Fonte: www.fap.com.br

segunda-feira, 28 de março de 2011

Copati premia trabalhos do Programa Pingo D’Água

Telêmaco Borba - Telêmaco Borba recebeu na quinta-feira (24) os municípios que fazem parte do Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati) para finalizar as ações de 2010 do Programa Pingo D’Água “Meio Ambiente. você faz parte dele”.
dele”.




O 8º Encontro de Educadores Ambientais da Bacia do Rio Tibagi reuniu 10 municípios dos 35 que participam das ações do Copati para apresentar e premiar os melhores trabalhos e melhores fotos do ano passado.
O vice-prefeito e secretário de Trabalho e Indústria Convencional, Ede Pukanski, representou o prefeito Eros Danilo Araújo que estava em viagem. Ede parabenizou a iniciativa do Consórcio e a participação dos municípios que desenvolvem trabalhos preventivos com as crianças. Ele lembrou que é necessário cuidar da natureza, pois ela está dando sinais de que não está bem. “Precisamos cuidar da nossa casa, e são essas ações que contribuem para preservação do planeta”, enfatizou.
A importância da parceria Copati/prefeituras foi pontuada pela representante da Secretaria de Educação de Telêmaco Borba, Edina Guimarães. “O Copati traz um caminho para melhorar ainda mais os temas tratados na educação. O conhecimento é o caminho da transformação para os nossos alunos”, acrescentou Edina que representou a secretária de Educação Cláudia Maria da Cruz.
O secretário executivo do Copati, Janderson Marcelo Canhada, agradeceu a parceria das prefeituras e destacou a importância dos trabalhos para a preservação do Rio Tibagi.
Aproximadamente 200 pessoas participaram do evento que, além da premiação também teve apresentações artísticas e culturais. Telêmaco Borba, Carambeí,Tibagi, Ortigueira, São Jerônimo da Serra, Piraí do Sul, Jataizinho, Ibiporã, Cornélio Procópio e Londrina.
O evento foi realizado na Casa da Cultura.


Avaliação do Melhor Projeto 2010 - RESULTADO


1º Lugar

Professora: Márcia Joceli Hornes – (42) 3231-4705
Escola Municipal Fátima Augusta Bosa
Título do projeto: Respeito ao Meio
Carambeí

2º Lugar

Professora: Sonia Aparecida Vieira Solek
Escola Rural Municipal Pedro Solek
Título do projeto: Cuidando do que é nosso – As matas ciliares e nossos rios
Piraí Mirim – Piraí do Sul

3º Lugar

Professora: Ana da Luz Setni Rogatti – (43) 3553-1347
Escola Municipal Professora Yolanda Gonçalves Correa
Título do projeto: Planeta Azul – Educar para preservar
Nova América da Colina

4º Lugar

Noélia Conceição de Lima – (43)3259-1180
Escola Municipal Professor Vicente Rodrigues Monteiro
Título do projeto: Preservar e economizar água é dever de todos
Jataizinho

5º Lugar

Professora: Joana Copas – (42) 3232-3208
Escola Rural Municipal de Limpo Grande
Título do projeto: Meio Ambiente: Responsabilidade de cada um de nós
Castro

Avaliação da Melhor Foto – 2010


1º Lugar

Aluna: Elisabete Cristina Santos Claro
Professora: Edna dos Santos Borges
Escola Municipal Princesa Isabel
Título do projeto: Vista do Rio Tibagi – Captação de Água de Jataizinho
Jataizinho

2º Lugar

Aluna: Giovana da Silva Soares
Professora: Lara M. M. Breve
Escola Municipal Noemia de Oliveira Bruno
Título do projeto: Ciclo do Bem
Cornélio Procópio

3º Lugar

Aluna: Letícia Felizardo de Almeida Silva
Professora: Vera Lucia Pedroso
Escola Municipal Deputado David Federmann
Título do projeto: A rãzinha
Tibagi

4º Lugar

Aluna: Maria Luiza Stockler
Professora: Clarice Elisabeth Los
Escola Municipal Fátima Augusta Bosa
Título do projeto: Por do Sol no Rio Tibagi
Carambeí


5º Lugar

Aluno: Luis Eduardo de Carvalho
Professora: Sandra de Fátima Gonçalves
Escola Municipal Professora Maria Emilia Steiger
Título do projeto: Importância da Mata Ciliar
Telêmaco Borba

Enviado por: Assessoria de Imprensa/Serviço de Comunicação Social TB
0

"FIEP DESTACA "Ortigueira e o desafio da internet pública



Ortigueira possui relevo acidentado, o que dificulta a recepção do sinal via rádio em certas áreas. (Foto: Retirada do site da Prefeitura de Ortigueira)


O município de Ortigueira, no interior do Paraná, iniciou em dezembro 2007 o planejamento para o oferecimento de internet gratuita à sua população. O projeto possui, atualmente, 214 cadastrados, segundo dados do setor de tecnologia da informação da prefeitura do município.

A pretensão é aumentar este número por meio da instalação de antenas de distribuição do sinal de internet em pontos estratégicos da cidade. A ideia é cobrir uma área em um raio de até 40 km em torno do centro da cidade.As principais dificuldades, segundo o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação de Ortigueira, Robson Carvalho, são as características geográficas e topográficas da região.

O município é o terceiro maior do Paraná, com uma extensão territorial de quase 2,5 mil km² e uma população estimada em 24 mil habitantes, o que torna inviável fazer a cobertura completa da área do município. Além disso, Ortigueira possui relevo acidentado, o que dificulta a recepção do sinal via rádio em certas áreas.

Para iniciar o projeto, a prefeitura investiu cerca de R$ 4 mil, valor referente à instalação de duas antenas de distribuição do sinal. Para Carvalho, o modelo de implantação escolhido, de instalação e manutenção pela própria prefeitura, sem licitação, facilitou o processo, tornando-o mais barato. “Algumas empresas até nos procuraram no início do projeto interessadas em fazer parcerias, mas nós optamos por um serviço completamente oferecido pela prefeitura, assim nós não temos dependência alguma, além de podermos utilizar a própria mão de obra daqui, sem custo adicional algum, apenas com material necessário”, explica. Para executar o trabalho, os funcionários da prefeitura, responsáveis pelo projeto, receberam capacitação técnica.

Atualmente a velocidade máxima oferecida aos moradores chega aos 512 kb/s, com velocidade mínima variando de acordo com o número de usuários conectados no momento. Para suprir as necessidades dos cidadãos de Ortigueira, a quantidade de sinal fornecido pode se adaptar ao crescimento do número de usuários. É o que explica Carvalho. “Nós já fizemos um aumento no fornecimento de sinal uma vez e é perfeitamente viável fazê-lo de novo quando houver um crescimento no número de usuários cadastrados”, garante.

Bolsa Digital

Outro projeto de inclusão digital também já rende frutos em Ortigueira. Iniciado em 2009, o programa Bolsa Digital, financiado pelo governo federal e gerenciado pela Secretaria de Ação Social do município, oferece cursos de informática básica com duração de um ano, além de cursos rápidos de verão abordando temas específicos.

O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, envolvido com os cursos, explica que o Bolsa Digital surgiu inicialmente para atender as famílias já beneficiadas pelo Bolsa Família na cidade. No entanto, o sucesso do programa gerou a procura de outros cidadãos e os cursos do Bolsa Digital tornaram-se abertos ao público em geral. Duas turmas já foram formadas no programa, com um total de 67 moradores graduados.

Por Guilherme Santos

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ortigueira vive uma revolução na área Educacional


Aula Inaugural do Curso de Técnico em Agroecologia
Instituto Federal do Parana( IFPR ) a tempo vem ofertando cursos de capacitação para os funcionários da prefeitura, através de um convênio assinado com pelo Prefeito de Ortigueira Geraldo Magela,junto( IFPR ). Curso Superior Gestão Pública foi o primeiro a ser implantado, hoje são varios como curso Técnico Secretariado e Técnico em Administração de Empresa e mais dois na modalidade fica, como Banco de Dados e Eletrecidade Predial.
Recente mente foi inalgurado mais uma turma curso a Tècnico em Agroecologia que teve sua aula inalgural marcada pela preseça de varias autoridades.
Evento contou com aproximadamente 100 pessoas entre alunos, pais, servidores do IFPR e Prefeitura Municipal, e diversas representações da sociedade regional.
Um dos pontos em destaque refere-se ao efetivo apoio de diversas instituições que se fizeram presentes, dentre elas os parceiros do IFPR na constituição do Curso: Prefeitura Municipal de Ortigueira, na presença do Prefeito Municipal Geraldo Magela e da Associação Cooperativa dos Produtores Rurais do Assentamento Estrela – ACOPRASE, representada pelo seu Presidente Valdecir Bordignon.
Ainda compuseram a mesa de abertura representações da Via Campesina, MST, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Ortigueira, Câmara de Vereadores de Ortigueira, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Território Caminhos do Tibagi.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Usina Mauá: Acordo assegura direito de reassentamento Entre os benefícios está uma carta de crédito com valor equivalente a uma área rural de 3 alquei


Usina Mauá: Acordo assegura direito de reassentamento
Entre os benefícios está uma carta de crédito com valor equivalente a uma área rural de 3 alqueires
Os ilhéus e empregados das propriedades atingidas pelo reservatório da UHE Mauá, no rio Tibagi, que perderam seus empregos rurais ou área de plantio em função da instalação do empreendimento terão seus direitos de reassentamento assegurados.

De acordo com o primeiro aditivo ao Termo de Acordo de Indenização aos atingidos pela UHE Mauá, será disponibilizada, para cada atingido, uma carta de crédito com valor equivalente a uma área rural de 3 alqueires, com casa, galpão, energia elétrica e água.

O documento foi assinado em dezembro de 2010 por representantes do Ministério Público Federal (MPF) em Londrina, Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, Defensoria Pública da União e a Associação dos Atingidos por Barragem no Rio Tibagi.

Segundo o termo aditivo, o consórcio se compromete a oferecer assistência técnica gratuita por cinco anos, além de arcar com custos do fomento para o primeiro plantio na nova propriedade (nos casos de agricultura) ou para o primeiro plantio de até um alqueire de cana de açúcar, sorgo ou napiê (nos casos da pecuária).

O pagamento da carta de crédito fica condicionado a fatores como vistoria, aprovação técnica e jurídica e avaliação técnica do valor do novo imóvel pelo consórcio, além da declaração de que o atingido tem conhecimento e concorda com a proibição de vender o novo imóvel pelo prazo mínimo de cinco anos.

sábado, 5 de março de 2011

Vem ai!! Abala Ortigueira

Familias de sem terra ainda sofre por falta de oportunidade


A Secretaria da Segurança Pública cumpriu ontem (4) a reintegração de posse da fazenda Boa Vista no município de Ortigueira, região central do estado. Depois de negociações, os ocupantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) deixaram o local pacificamente. Cerca de 50 famílias ocupavam a área de aproximadamente 905 hectares desde janeiro de 2003.

A ação foi em cumprimento à ordem da juíza Márcia Margarete do Rocio Borges, da Comarca de Ortigueira. Os ocupantes da área pertencem ao MST e não ofereceram resistência à desocupação. Participaram da ação 100 policiais militares dos 1º, 2º,5º Batalhões além do Batalhão de Polícia Rodoviária, Batalhão de Polícia Ambiental, e do 2º Grupamento de Bombeiros.

Faz quatro anos que estas familias foram iguinorada pelo estado sem um lugar para repousar com seus filhos,a maioria dos trabalhadores sem estudo para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho, lutam todos as dias para garantir a dignidade dos seus familiares já que o sistema é excludente não oferece o minimo de diguinidade ao povo e garante o privilégio de uma minoria.
Enviado por Carlos Malta
ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".