quarta-feira, 15 de junho de 2011

Paraná passa a controlar sanidade de mel e derivados


A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) promove nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15), em Irati, região central do Estado, o I Curso de Sanidade Apícola do Estado do Paraná, com a participação de 21 profissionais, entre médicos veterinários e técnicos. A capacitação é o primeiro passo do processo de incorporação do mel e seus derivados à lista de segmentos acompanhados pelo Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis).

A cadeia produtiva do mel tem expressiva importância econômica no Estado. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura, o Paraná é o segundo produtor de mel do País, com uma produção anual de 4.831 toneladas, que corresponde a 12,5% da produção nacional.

O segmento envolve cerca de 20 mil produtores de mel (apicultores) e 80 mil pessoas ao longo da cadeia produtiva, e em 2009 gerou renda bruta de R$ 24 milhões aos apicultores. Os municípios que mais produzem mel e derivados no Estado são Ortigueira, Prudentópolis e Cruz Machado.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que a capacitação é o primeiro passo de uma política estruturante que está sendo adotada na secretaria que será seguida da criação de 10 Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs) com ênfase em sanidade apícola. "Esta é uma área nova de controle de sanidade que está sendo incorporada. O Paraná é pioneiro na criação de unidades capacitadas a dar o suporte à sanidade apícola", afirmou.

Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".