sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Agência Brasil - Arabe destaca mel de Ortigueira

Mel paranaense para os árabes

Camara de Comercio Árabe Brasileira

Mel paranaense para os árabes

Responsável por 6% da produção do doce no Paraná, a cidade de Ortigueira quer vender para os Emirados. No município, uma associação chamada Apomel congrega os apicultores e exporta.

Isabela Barros isabela.barros@anba.com.br
São Paulo - Os apicultores de Ortigueira, a 250 quilômetros de Curitiba, garantem que não há mel mais saboroso do que o produzido lá. E prometem, ainda em 2010, recuperar o posto de maior cidade produtora do alimento no Brasil, perdido na década de 80. E com direito a exportar para mercados como os Emirados Árabes. A meta é da Associação de Produtores de Mel de Ortigueira (Apomel), que lidera o movimento pelo doce das abelhas do interior do Paraná. Com 50 associados, a Apomel responde hoje por 90% da produção total do município, 6% do estado e 0,6% do país. O Paraná é o segundo no ranking nacional de produtores, com 4,6 mil toneladas anuais, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul, com 7,3 mil toneladas. Ao todo, o Brasil tem cerca de 350 mil apicultores. Juntos, eles produzem 50 mil toneladas de mel por ano.

Divulgação Divulgação

Associação investe na qualidade do mel

Como a Apomel pretende chegar lá? Reforçando missões comerciais nos mercados interno e externo e investindo numa pesquisa de análise da qualidade do mel ortigueirense. O estudo será desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, com a participação do Sebrae/PR, Insituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O objetivo é mapear o produto, especificando características como a cor e o teor mineral, por exemplo. "Está prevista uma verba de R$ 170 mil para este trabalho, que será executado em 2010 e 2011", explica o consultor do Sebrae/PR e gestor do projeto do mel do município de Ortigueira, Fabrício Pires Bianchi. "Sempre soubemos que o nosso mel é o melhor do Brasil. A diferença é que agora teremos isso comprovado e escrito", diz a presidente da Apomel, Ana Mozuski Kutz.

Ela mesma uma defensora do doce, que consome todos os dias no café da manhã, de preferência com pão, Ana conta que a associação foi fundada em 1984, contando inicialmente com 30 associados. "Queremos chegar a 150 apicultores ainda em 2010", diz. No futuro, o plano é transformar a Apomel numa cooperativa, o que também seria um estímulo às exportações. Segundo Ana, os principais clientes externos da Apomel são a Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e França. Possíveis compradores árabes são bem-vindos. "Temos interesse demais em fechar negócio com esses países", afirma.

No que depender da Prefeitura de Ortigueira, o objetivo de Ana não está muito longe de ser alcançado. Em abril, uma missão comercial com representantes do município rumo à China fará uma escala nos Emirados Árabes só para fazer contatos e tentar fechar negócios. "Também estamos de olho em parcerias com empresários da Síria", explica o secretário de Indústria e Comércio da cidade, Geraldo Magela Fraga do Nascimento.
Fonte: www.anba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".