sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Programa da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo transforma pequenos produtores em novos empresários


Um dos programas da Secretaria de Industria, Comércio e Turismo está transformando a vida de produtores rurais de Ortigueira, que antes comercializavam suas produção de forma irregular.
O Senhor Renê Lino Coelho e sua senhora Maria Olívia Dias Coelho, após aderirem ao Programa de Comercialização Legal do Queijo de Ortigueira e com a obtenção do Selo de Inspeção Municipal – SIMOR nº 003, esta semana passaram a comercializar o primeiro lote dos queijos de leite de búfala para o comércio local.
O primeiro empresário que aderiu a comercialização dos produtos do senhor Renê foi o proprietário do Supermercado Paraíba, “assim como nós acreditamos no potencial de Ortigueira para ampliarmos nossos empreendimentos, nós também acreditamos no potencial da produção local, o produto além de ser de qualidade é diferenciado” conta Toninho.

O Programa
O programa teve início com a senhora Noérzia, uma pequena produtora de queijos que comercializava sua modesta produção de porta em porte pelas ruas de Ortigueira.
Após procurar a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Noérzia recebeu as orientações necessárias do SEBRAE para se tornar uma Empreendedora Individual e assim poder comercializar sua produção de forma legal.
Noérzia também foi orientada por técnicos da EMATER e da Vigilância Sanitária a como adequar o seu processo de produção para a obtenção do SIMOR, que foi o nº 002 do município e que confere ao produto a garantia de higiene e qualidade na produção.
Hoje Noérzia comercializa sua produção de queijos tipo frescal e mussarela no comercio local e busca aumentar a produção, pois hoje já não está dando conta de atender aos pedidos.
Além de Noérzia e René, outros produtores de queijo estão sendo assistidos pela SICT e pela EMATER para regularizar suas produções e poder legalizar a forma de comercialização.
Em virtude desta demanda surgiu também a necessidade da instalação de outro programa, o de Melhoramento na Qualidade do Leite do Rebanho de Ortigueira. Com o apoio também da EMATER, criadores de gado leiteiro, estão recebendo orientação e treinamento de como melhorar a qualidade e aumentar a produção de leite no município.

Visite:

www.ortigueira.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".