quarta-feira, 24 de março de 2010

ECONOMIA SOLIDARIA



Maria de Lourdes da Silva, moradora de Ortigueira, já trabalhava com artesanato, ensinando outras pessoas a pintar em tela e com tinta acrílica. Mas, desde o início deste ano, ela adicionou a costura às atividades que conhece. “Foi muito bom, aumentaram as opções de emprego para a gente. É diferente, aprendi a fazer fuxico, bolsa, sache”, afirmou a artesã, que ainda destacou a relevância da atividade. “O artesanato é muito importante aqui na cidade.
Maria de Lourdes em seguida, passou a fazer parte da Associação de Mulheres Costureiras de Ortigueira, um projeto de iniciativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que faz parte do Universidade Sem Fronteiras, o maior programa de extensão universitária do país realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
A coordenadora do projeto, a professora Cleise Maria Hilgemberg, da UEPG, afirma que o objetivo das atividades é poder conscientizar as mulheres da região a formarem uma cooperativa ou uma associação de costureiras. “Ainda pretendemos criar a cooperativa no final do projeto”, revelou a professora.
De acordo com Cleise, todo o material utilizado é doado pela comunidade de Ortigueira. “São sacos de adubo, de ração, que iriam para o lixo, mas que são reciclados e viram bolsas”, afirmou. As atividades acontecem duas vezes por semana, em um espaço cedido pela prefeitura. O projeto conta com a participação de oito pessoas da UEPG, dez da prefeitura e do Sindicato Rural de Ortigueira, além das mais de vinte mulheres que participam das atividades.
A AMCO esta expondo e comercializando seus produtos, em uma unidade da rodoviária cedida pela Prefeitura, aproveite de uma passada por lá e adquire um produto deste grande projeto social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".