sexta-feira, 12 de março de 2010

Usina Mauá traz progresso para Ortigueira








No canteiro da Usina Mauá, várias frentes de trabalho avançam simultaneamente desde julho de 2008. Perto de 1,5 mil pessoas trabalham e moram no local. Para tanto, foi necessário despender investimentos em alojamentos masculino e feminino, refeitório, lavanderia, área de lazer, rede de energia elétrica e iluminação, de esgoto e de água potável além de uma estação de tratamento de efluentes.

Diversos acessos foram abertos e montados o canteiro industrial, contendo pedreira, centrais de britagem, centrais para fabricação de concreto, silos para estocagem de cimento, bota-fora, balanças rodoviárias. Nas centrais de britagem, as rochas extraídas nas escavações são trituradas em diferentes tamanhos para que possam ser usadas na produção de concreto. Mesmo a areia necessária ao processo é “artificial”, ou seja, é brita moída.

Para levar a água do reservatório até a casa de força da Usina Mauá também está sendo construído um circuito composto de tomada d’água de baixa pressão, túnel de adução escavado em rocha com 1.922 metros de comprimento, câmara de carga, tomada d’água de alta pressão e três túneis forçados no trecho final.

As escavações de terra e rocha a céu aberto estão praticamente concluídas nas principais estruturas da usina e, agora, avançam as escavações subterrâneas. O local da casa-de-força já está recebendo fundação de concreto. Ela ficará na margem direita do Tibagi, será do tipo abrigada e vai operar com três grupos de turbinas e geradores.


Textos: Emanoelle Wisnievski e Agência Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".