sábado, 1 de maio de 2010

História do Dia do Trabalho


A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.


Homen Protesta em londres

Gregos entram em confronto com a polícia e incendeiam carro durante protesto

Comunistas se reuniram em passeata pelo Dia do Trabalho na Ucrânia


O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
O feriado do Dia do Trabalho está sendo marcado por protestos em todo o mundo. Em várias partes da Ásia, a polícia entrou em alerta máximo para conter os protestos que demandam melhores condições para os trabalhadores.

Os dois principais jornais do país, "O Globo" e "Folha de São Paulo", destacam em suas edições deste sábado que os eventos em comemoração ao Dia Internacional do Trabalho que serão realizados em São Paulo terão o dinheiro para os custos e despesas (cerca de R$ 2 milhões) patrocinados por cinco estatais; Caixa Econômica Federal (CEF), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil, Petrobras e Eletrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".