segunda-feira, 28 de março de 2011

"FIEP DESTACA "Ortigueira e o desafio da internet pública



Ortigueira possui relevo acidentado, o que dificulta a recepção do sinal via rádio em certas áreas. (Foto: Retirada do site da Prefeitura de Ortigueira)


O município de Ortigueira, no interior do Paraná, iniciou em dezembro 2007 o planejamento para o oferecimento de internet gratuita à sua população. O projeto possui, atualmente, 214 cadastrados, segundo dados do setor de tecnologia da informação da prefeitura do município.

A pretensão é aumentar este número por meio da instalação de antenas de distribuição do sinal de internet em pontos estratégicos da cidade. A ideia é cobrir uma área em um raio de até 40 km em torno do centro da cidade.As principais dificuldades, segundo o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação de Ortigueira, Robson Carvalho, são as características geográficas e topográficas da região.

O município é o terceiro maior do Paraná, com uma extensão territorial de quase 2,5 mil km² e uma população estimada em 24 mil habitantes, o que torna inviável fazer a cobertura completa da área do município. Além disso, Ortigueira possui relevo acidentado, o que dificulta a recepção do sinal via rádio em certas áreas.

Para iniciar o projeto, a prefeitura investiu cerca de R$ 4 mil, valor referente à instalação de duas antenas de distribuição do sinal. Para Carvalho, o modelo de implantação escolhido, de instalação e manutenção pela própria prefeitura, sem licitação, facilitou o processo, tornando-o mais barato. “Algumas empresas até nos procuraram no início do projeto interessadas em fazer parcerias, mas nós optamos por um serviço completamente oferecido pela prefeitura, assim nós não temos dependência alguma, além de podermos utilizar a própria mão de obra daqui, sem custo adicional algum, apenas com material necessário”, explica. Para executar o trabalho, os funcionários da prefeitura, responsáveis pelo projeto, receberam capacitação técnica.

Atualmente a velocidade máxima oferecida aos moradores chega aos 512 kb/s, com velocidade mínima variando de acordo com o número de usuários conectados no momento. Para suprir as necessidades dos cidadãos de Ortigueira, a quantidade de sinal fornecido pode se adaptar ao crescimento do número de usuários. É o que explica Carvalho. “Nós já fizemos um aumento no fornecimento de sinal uma vez e é perfeitamente viável fazê-lo de novo quando houver um crescimento no número de usuários cadastrados”, garante.

Bolsa Digital

Outro projeto de inclusão digital também já rende frutos em Ortigueira. Iniciado em 2009, o programa Bolsa Digital, financiado pelo governo federal e gerenciado pela Secretaria de Ação Social do município, oferece cursos de informática básica com duração de um ano, além de cursos rápidos de verão abordando temas específicos.

O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, envolvido com os cursos, explica que o Bolsa Digital surgiu inicialmente para atender as famílias já beneficiadas pelo Bolsa Família na cidade. No entanto, o sucesso do programa gerou a procura de outros cidadãos e os cursos do Bolsa Digital tornaram-se abertos ao público em geral. Duas turmas já foram formadas no programa, com um total de 67 moradores graduados.

Por Guilherme Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".