quinta-feira, 17 de junho de 2010

Iapar participa de projeto para caracterizar mel de Ortigueira/PR


O mel produzido no município de Ortigueira pode gerar um diferencial no mercado e contribuir para maior valorização do produto. Uma parceria entre o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Sebrae-PR e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Londrina deu início ao processo de caracterização do produto daquela região.
O conhecimento da origem botânica do mel, de suas particularidades físico-químicas, sensoriais e microbiológicas, e de sua relação com a região de procedência, pode gerar um diferencial no mercado e contribuir para maior valorização do produto.
Previsão - Os primeiros resultados do Projeto de Identificação do Mel produzido no município de Ortigueira devem ser conhecidos até dezembro deste ano, mas para que o projeto atinja seu propósito serão necessários mais dois anos de pesquisas. Os pesquisadores envolvidos dão início ao projeto com a fase de montagem dos laboratórios, aquisição de itens necessários, como compra de reagentes, vidraria e outros equipamentos, e a elaboração dos protocolos para efetuar as análises físico-químicas e microbiológicas.

Concluída essa etapa, que deve demorar dois meses, começam os trabalhos de campo, com a coleta de amostras, avaliações, análises sensoriais, devolutiva de resultados aos produtores de mel, divulgação dos resultados alcançados em cada fase, por meio da realização de seminários, e trabalho de conscientização e nivelamento dos apicultores sobre as boas práticas de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".