quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Hino Nacional Brasileiro

Escolas Municipais de Ortigueira executa hino Nacional uma vez por semana com intuito de despertar patriotismo e reverencia a uma das grandes conquista do povo brasileiro. Sete de setembro é dia que se comemora independência e o hino nacional é um grande louvor, tributo a um grande marco de mudança na economia brasileira proporcionado um salto ao desenvolvimento, saber cantar hino é muito importante para uma nação que visa crescimento já que patriotismo leva o ser a observar as leis e respeita las, Falou: Inês Dias Furrier Secretária de Educação Município de Ortigueira

Pequena Biografia e foto de Francisco Manuel da Silva

Compositor, regente, violoncelista e professor, nasceu na Cidade do Rio de Janeiro, a 21 de fevereiro de 1795.

Começou a estudar música ainda menino com o padre José Maurício Nunes Garcia. Aos 10 anos passou a estudar violoncelo e, quatro anos depois ingressou como soprano no Coro da Capela Real. Em 1816, passou a estudar contra-ponto e composição. Em 1825, era o Segundo Violoncelo da Capela Imperial. A 14 de abril de 1831, no Teatro São Pedro de Alcântara foi executado um hino de sua autoria, que teria sido composto naquele ano para comemorar o “ 7 de abril “ ( abdicação de D. Pedro I ) e que, mais tarde, se transformaria no Hino Nacional Brasileiro. Segundo alguns autores, entretanto, o hino foi composto em 1822/1823, para comemorar a Independência do Brasil.

Em 1833, fundou a Sociedade Beneficência Musical, da qual foi eleito presidente. Em 1841, assumiu o cargo de Mestre Geral da Capela Imperial e em 1842, foi nomeado, Mestre Compositor da Capela Imperial. Ocupou cargos de direção de vários teatros e companhias líricas.

Alem de outros hinos, compôs música instrumental, música vocal e um repertório extenso de música sacra.

Foi condecorado com a “Ordem Rosa”, no grau de Oficial, em 1857.

Em 1863 realizou o lançamento da pedra fundamental da sede do Conservatório de Música. Sua última música foi “Peça para soprano, harpa, harmônio e orquestra” executada na Igreja São Francisco de Paula.

Faleceu a 18 de dezembro de 1865, vitima de Tísica Laringopulmonar.

Um comentário:

  1. parabés pelo jornal estal muito legal, informaçoes de primeira mao muito bem organizado.....super 10000000. um beijo e parabens jesiel carrara

    ResponderExcluir

ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".