quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Produto colocou município de Ortigueira no topo do ranking nacional de produção durante quatro anos


Os produtores do pequeno município de Ortigueira, no Paraná, estão trabalhando para ampliar o mercado de mel, uma de suas principais atividades agrícolas. O produto colocou a cidade no topo do ranking nacional de produção durante quatro anos. Muitos estão bastante especializados e já exportam mel de Ortigueira para a Europa.

Das florestas ou dos pomares, o mel de três mil caixas vai para a propriedade da família Kutz, em Ortigueira. Aqui, o pai Leonides e filho Kleber “abrem” os favos com uma faca, para facilitar a extração. Os favos são colocados em uma centrífuga, que leva apenas alguns minutos para retirar todo o produto.

Cada favo sai branquinho e vazio, pronto para voltar para a floresta e ser novamente preenchido pelas abelhas com mais mel. Os Kutz investiram mais de R$ 300 mil nas instalações, visando o mercado de exportação. Com toda a estrutura aprovada pelo Ministério da Agricultura e por órgãos internacionais, há um ano eles exportam mel de 20 floradas diferentes, como eucalipto, capixinguí, assa peixe e silvestre.

De 2004 a 2007, Ortigueira, com apenas 24 mil habitantes, foi o primeiro produtor individual de mel do Brasil. Perdeu o posto por conta do clima, mas não perdeu a qualidade. O município responde por 6% da produção do Paraná e exporta para a União Européia.Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".