domingo, 8 de agosto de 2010

Em Ortigueira, seminário sobre apicultura integra e atualiza produtores



I Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região é gratuito e acontece nos próximos dias 19 e 20 de agosto

Sensibilizar e qualificar apicultores da região norte do Paraná, disponibilizando informações que contribuam para a profissionalização do setor apícola, é a proposta do II Seminário de Apicultura de Ortigueira e Região, que será realizado no município de Ortigueira, nos próximos dias 19 e 20 de agosto.

O consultor do Sebrae/PR, Fabrício Pires Bianchi, conta que o evento deve reunir cerca de 200 apicultores. Segundo ele, a proposta do encontro é criar um ambiente de troca de experiências e de conhecimento entre os participantes. “Queremos gerar uma permuta de informações entre os apicultores e também entre as entidades relacionadas à apicultura. O Seminário cria um espaço para que os integrantes do setor possam dialogar”, assinala o consultor.

Fabrício Bianchi acrescenta que pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Londrina, que atuam no Projeto de Identificação do Mel do município de Ortigueira, iniciado em junho, estarão presentes, para atender apicultores e oferecer informações sobre as etapas e a importância da proposta, pioneira no Paraná.

Gigante em produção

A Associação de Produtores de Mel de Ortigueira (Apomel) reúne 45 associados responsáveis por cerca de 90% da produção total de mel no município de Ortigueira, 6,5% no Paraná e 0,6% no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2008 (último ano em que os dados estão disponíveis até o momento), a produção total no município naquele ano foi de 4,6 mil toneladas. Estima-se que existam em Ortigueira aproximadamente 175 apicultores.

(Asimp/Sebrae/Pr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".