quarta-feira, 11 de agosto de 2010

USINA MAUÁ INSTALA ROTOR


A instalação do rotor da turbina da primeira unidade geradora da Usina Hidrelétrica Mauá, em construção no Rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira, terminou com sucesso, na sexta feira pela manhã.

O procedimento de descida do rotor na casa de força principal demorou cerca de meia hora, e foi realizado com auxílio de uma ponte rolante com capacidade para sustentar e movimentar até 230 toneladas. Trata-se de manobra de alta precisão, já que o encaixe do rotor no seu local definitivo é milimétrico.

O rotor é uma peça inteiriça de 27,6 toneladas, 3,9 metros de diâmetro e 1,96 metro de altura. Para transportá-lo de Araraquara, interior de São Paulo, onde foi fabricado, até o canteiro de obras da Usina Mauá, foi necessária uma viagem de 30 horas em uma carreta acompanhada por batedores.

A função do rotor é converter a energia hidráulica proveniente do escoamento da água em grande velocidade e alta pressão em energia mecânica, transmitida ao eixo da turbina.

A energia mecânica conduzida ao eixo fará girar o rotor do gerador, que opera no interior do estator – a parte fixa da unidade de geração –, produzindo energia elétrica.

A concessão da Usina Hidrelétrica Mauá pertence ao Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, uma parceria entre a Copel (51% de participação) e a Eletrosul Centrais Elétricas (49%).

www.magnortigueira.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENVIE SUA MATÉRIA. EMAIL: ORTIGUEIRANEWS@GMAIL.COM ".