terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Parque das Grevíleas tem novo presidente
Prefeito e vice-prefeito prestigiam posse do presidente do Parque das Grevíleas
Vice-prefeito Roberto Pupin prestigiou a posse e conversou com os moradores
O prefeito Silvio Barros e o vice-prefeito Roberto Pupin prestigiaram na noite desta quinta-feira (2) a posse do novo presidente da Associação dos Moradores do Parque das Grevíleas, Maurílio Liba, que assume no lugar de Laércio Rodrigues.
A posse, que também teve a presença do chefe de Gabinete Rodrigo Valente, do deputado estadual Evandro Junior e do secretário da Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, contou com a participação da comunidade do bairro, que aproveitou a oportunidade para conversar com os representantes da administração municipal.
O novo presidente da associação agradeceu a presença do prefeito e se comprometeu a levar melhorias para o bairro. “Estou feliz por uma posse tão prestigiada, com várias autoridades, amigos, parentes e ccomunidade em geral. Temos muitos projetos, já conversados com o prefeito Silvio Barros que se comprometeu a nos ajudar no que for possível. Vamos trabalhar para que o Parque das Grevíleas melhore cada vez mais”, diz Liba.
O prefeito anunciou uma parceria entre Prefeitura, Senai e Senac para levar cursos profissionalizantes para o bairro. “Vamos oferecer cursos para os moradores sem que eles precisem sair do bairro. Com a parceria os cursos serão realizados no centro comunitário do bairro, facilitando a vida de vocês”. Outra notícia foi a implantação de uma Academia da Terceira Idade no local.
Para o chefe de Gabinete é importante para o bairro ter um representante que fale em nome dos moradores e se interesse em trazer melhorias. “A administração municipal reconhece a importância dos presidentes de bairros e por isso abre o relacionamento para ajudar a realizar os anseios dos moradores no que for possível”, finalizou Rodrigo Valente.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
2011Rotary Clube recebe a visita do Governador Pedroso e faz doação de toalhas na Casa da Criança
réditos fotográficos: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Ortigueira
Representantes do Rotary Clube estiveram no dia 30 de agosto na Casa da Criança Padre Lívio Donati de Ortigueira para realizar a doação de 200 toalhas, que foram compradas com recurso obtido na última Festa do Berro, organizada pelo clube em 2010.
O grupo foi recepcionado pelas crianças da instituição e pelo Padre Sandro, que coordena a Casa que hoje atende cerca de 170 crianças. Os alunos cantaram duas canções em agradecimento ao gesto e presentearam os membros do clube com lembranças produzidas pelas próprias crianças. No final a aluna Tatiane Rodrigues de Sousa, da quarta série, leu uma carta de agradecimento aos visitantes presentes.
Visita: No mesmo dia, o Rotary Clube recebeu a visita de João Pedroso Filho, Governador do distrito 4710 do Rotary Clube e sua esposa Helga Bungart Pedroso. Além de acompanhar a entrega das toalhas na Casa da Criança, o governador também conheceu alguns pontos da cidade. A visita teve início no Marco Rotário, depois Pedroso e um grupo de rotarianos conheceram a Casa do Mel e sua indústria de beneficiamento de mel e derivados. “Eu não imaginava como uma família poderia viver apenas no mel! Agora eu vejo a grandeza desse produto”, disse Pedroso após a visita, que foi conduzida pelo apicultor e empresário Jairo Siqueira. No final do passeio pela unidade, foi oferecida uma degustação de diversos tipos de méis produzidos no município. “Isto que vocês veem aqui é só uma pequena parte de tudo que se pode ser produzido a partir do mel, e Ortigueira ganha muito com a produção e a venda destes produtos”, afirmou Jairo.
Uma festiva com todos os integrantes do Rotary clube de Ortigueira, acompanhados de seus familiares, além de sócios de clubes de outras cidades da região encerrou o dia.
Ainda durante a festiva, o Rotary Clube de Ortigueira recebeu seu mais novo membro, Paulo Cesar Zamboni, que tomou posse durante o encontro. “Estou muito feliz de estar aqui e fazer parte deste grupo. Quero poder ajudar outras pessoas junto dos meus companheiros”, disse Zamboni em seu discurso de posse.
No seu discurso final o governador Pedroso agradeceu a calorosa recepção e se colocou a disposição para apoiar o Clube de Ortigueira no que for preciso.
Fonte: http://ortigueira.pr.gov.br.
Ortigueira tera em breve posto INSS
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, inaugura nesta segunda-feira (12) as Agências da Previdência Social (APS) de Cambará, Andirá e Mandaguari, no Paraná. As unidades fazem parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que prevê a construção de 38 novas APS no Paraná e 720 em todo o país. O deputado federal André Vargas (PT-PR), que foi quem articulou a construção das 38 agências para o Estado junto do ex-ministro da Previdência, José Pimentel, acompanhará as inaugurações juntamente com o ministro Garibaldi Alves.
Com a construção das agências, os moradores desses municípios terão acesso aos serviços previdenciários sem precisar fazer grandes deslocamentos. Os segurados vão encontrar nas APS equipamentos modernos de informática, mobiliário novo, dispositivos de segurança e acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais.
A construção das novas agências integra a política da Previdência Social de melhorar o atendimento aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários. As unidades do PEX estão sendo construídas em cidades com mais de 20 mil habitantes, que não dispõem de unidades fixas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Com a construção das agências, os moradores desses municípios terão acesso aos serviços previdenciários sem precisar fazer grandes deslocamentos. Os segurados vão encontrar nas APS equipamentos modernos de informática, mobiliário novo, dispositivos de segurança e acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais.
A construção das novas agências integra a política da Previdência Social de melhorar o atendimento aos aposentados, pensionistas e demais beneficiários. As unidades do PEX estão sendo construídas em cidades com mais de 20 mil habitantes, que não dispõem de unidades fixas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
O que aconteceu com Associação das Mulheres Costureiras de Ortigueira ? AMCO
Conheça um pouco do Projeto
A partir de pesquisas que apontavam Ortigueira como a cidade com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Paraná, apresentando uma falta de oferta de trabalho, e diante da vontade de um grupo de mulheres costureiras em inserir-se no mercado de trabalho, verificou-se a necessidade de se criar um projeto que pudesse estar contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de tais mulheres, fazendo com que elas se qualificassem e tivessem oportunidades alternativas de renda. diante disso, foi criado a Associação das Mulheres Costureiras de Ortigueira - AMCO, a qual, através do auxílio dos acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/PR, em parceria com o Programa de Extensão "Universidade Sem Fronteiras", do Governo do Estado do Paraná, vem se consolidando no setor de confecção no município de Ortigueira.
No Lugar onde funcionava a associação agora é um templo da igreja Munial do Poder de Deus, onde foram estaladas as mulheres costureiras?,certo estão em um prédio melhor com mais conforto e qualidade, Logo estas Mulheres estarão estudando seus filhos em escola particulares, como a Escola do SESI, pagando um plano de saúde Unimed,afinal de contas Saúde Publica e Educação Publica,neste País são duas coisa que não funcionam,muito bem.
Mas bem, saiu a associação de costureira ,e agora no local esta a Igreja, está de certo vai para frente já que Deus reprime a mentira, vaidade e falcidade entre os irmãos, se for obra de milagre os homes não perder seus principios Biblicos por causa do dinheiro, e poder, então horemos a Deus e pedimos um milagre para a politica brasileira e seremos tranportados por caminhos de prosperidade e não veremos mais crianças morrendo desnutridas, familias debaixo de barracos nas periferias, fila de doentes nos corredores,dos hospitais.
Ortigueir-Pr, na Marcha das Margaridas em Brasilia
Vestida à camponesa, Dilma anunciou melhorias para as trabalhadoras rurais
A presidente Dilma Rousseff encerrou, nesta quarta-feira, a 4ª edição da Marcha das Margaridas, movimento de mulheres do campo que reivindica melhores condições de vida no meio rural. A marcha reuniu 70 mil pessoas em Brasília nestas terça e quarta-feiras e apresentou à presidente uma pauta com mais de 150 itens. Durante o encerramento do encontro, Dilma entregou à coordenadora da passeata, Carmem Foro, um caderno com as respostas às reivindicações. A presidente vestia um terno roxo - cor do movimento - e usava o chapéu-símbolo da manifestação.
Participaram do encerramento da marcha 11 ministros de Dilma, além de dois senadores e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Durante seu discurso, que durou cerca de 30 minutos, Dilma prometeu dar continuidade ao diálogo com as mulheres do campo e anunciou algumas das medidas que o governo irá tomar para atender às reivindicações das manifestantes.
"Vamos construir e equipar 16 unidades básicas de saúde fluviais, sendo 8 em 2011 e 8 em 2012; até o ano que vem, vamos implantar 10 centros de referencia em saúde do trabalhador voltados para os trabalhadores do campo e da floresta. Implementar a rede cegonha para reduzir a mortalidade materna das populações do campo e da floresta e aprimorar o atendimento ao recém-nascido. Também vamos iniciar uma campanha nacional de prevenção ao câncer de colo de útero e mama para mulheres do campo e da floresta", enumerou.
A presidente afirmou que vai criar um grupo interministerial para acompanhar o cumprimento das reivindicações, que se reunirá semestralmente. O próximo encontro será em outubro deste ano. Dilma disse que vai fiscalizar pessoalmente o andamento das demandas. "Farei questão de fiscalizar o cumprimento. Me comprometo a dar continuidade a esse diálogo respeitoso e companheiro. Pretendo cada vez mais ampliar o atendimento às justas reivindicações das mulheres trabalhadoras", afirmou.
Dilma também anunciou o aumento do limite de venda de produtos da agricultura familiar usado nas merendas escolares. Por lei, 30% do que é oferecido como merenda nas escolas deve ser fruto da agricultura familiar, percentual que não é cumprido. "Queremos atingir o percentual de 30% em 2011. Não atingimos ainda e é muito importante que isso seja feito. Se hoje isso fosse feito, estaríamos aplicando quase R$ 1 bilhão na compra direta de produtos da agricultura familiar", disse a presidente.
A presidente também determinou aos bancos públicos, como Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o aumento das linhas de crédito destinadas a produção de hortaliças e criação de galinhas. Além disso, 30% do total disponível no limite familiar de financiamento será para uso exclusivo das mulheres. Dilma também prometeu construir creches, um modelo diferenciado de acesso a educação no campo e o combate à violência contra a mulher no campo com 10 unidades móveis de polícia distribuídas pelo País.
"Tenho um compromisso particular com o enfretamento da violência contra as mulheres e a punição dos agressores. Vamos disponibilizar 10 unidades móveis para atendimento a mulher em situação de violência, o que vai permitir levar esse serviço a todas as regiões do Brasil", finalizou.
"Ser mulher brasileira, moradora do campo e militante popular exige coragem, altivez e um coração generoso. Exige grandeza de alma para enxergar longe e buscar realizar, aqui e agora, as transformações que o mundo rural e o Brasil tanto necessitam. Vocês são exemplo de garra, tenacidade e coragem. O Brasil, por isso, depende muito desse exemplo para alargar, ainda mais, os espaços de justiça social para nossos filhos e netos", disse Dilma, antes de ser ovacionada pelas "margaridas".
Encontro com a Familia
http://www.blogger.com/img/blank.gif
Foi realizado no dia 20 de maio em nossa instituiçao um grande encontro com os pais e responsaveis de nossas crianças e adolescentes, estiveram na pauta as notas bimestrais, as atividades, projetos e parceiros envolvidos, seus objetivos e também serviços prestados a comunidade.
O ponto central do encontro foi informaçao a comunidade que nosso trabalho social para ser eficaz deve sobretudo contar com o plena participação de todos os envolvidos no processo de educação de nossos atendidos.
sábado, 6 de agosto de 2011
Prefeitura vai fiscalizar descarte de lixo hospitalar
Um rapaz de 22 anos foi preso em flagrante na manhã de ontem despejando irregularmente lixo hospitalar no aterro sanitário de Ortigueira. Os resíduos, segundo o delegado de Polícia Civil do município, Mário Sérgio Bradock Zacheski, seriam originários de Apucarana.
A prisão aconteceu por volta das 11 horas, depois que a Secretaria de Meio Ambiente de Ortigueira pediu apoio da polícia. Um caminhão Mercedes, com placas de Apucarana, e dirigido pelo detido, estava no aterro da cidade dispensando cerca de três toneladas de lixo hospitalar no local. “O rapaz detido poderá ter a fiança arbitrada pelo juiz. Mas, o patrão dele, Wilson Farias, também será indiciado. O detido disse que só cumpria ordens do patrão”, afirma o delegado.
Ele explica que Farias é dono de um depósito de materiais recicláveis em Apucarana e que esta não seria a primeira vez que enviou resíduos de hospitais para outra cidade.
Ele, entretanto, argumenta que o material encontrado pela polícianão era lixo hospitalar. “Não é resíduo de hospital, são embalagens plásticas”, sustenta, sem dizer, entretanto, a origem do lixo. Ele afirma que o material não é reciclável e que, por problemas de ordem documental, ele não conseguiu encaminhar a um aterro industrial.
A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Apucarana (Sematur) inicia nos próximos dias a fiscalização de descarte de resíduos de saúde em hospitais, clínicas, laboratórios e farmácias do município. O monitoramento, segundo o secretário da pasta, João Batista Beltrame, se faz necessário após o despejo irregular de três toneladas de lixo hospitalar no aterro de Ortigueira, descoberto anteontem. Investigações da Polícia Civil apontaram que os resíduos seriam originários de Apucarana.
A regulamentação do descarte do lixo hospitalar foi feita em dezembro de 2004 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Após a emissão da resolução, municípios e empresas passaram por um processo de adequação. “Entre 2005 e 2006 visitamos todos os estabelecimentos e orientamos sobre a obrigatoriedade e a responsabilidade do descarte correto dos dejetos hospitalares. Na época, todos os empresários e instituições se adequaram à resolução,” afirma.
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Dos 399 municípios do Paraná, 195 não têm maternidade
Segundo dados da Federação Paranaense de Hospitais, dos 399 municípios paranaenses, 195 não possuem maternidade. Isso significa que as mulheres grávidas são obrigadas a viajar para ter o filho.
Na região de Ponta Grossa, falta maternidade em Imbaú, Ortigueira, Porto Amazonas, Reserva, São João Do Triunfo, Sengés, Ventania, Carambeí e Tibagi, onde a prefeitura contratou há dois meses um médico para fazer partos simples na cidade. Mas caso surja um caso mais complexo que necessite de cessaria ou que apresente algum risco a mãe ou ao filho, a mulher tem que ser transferida para outro hospital.
Por causa da falta de maternidade, Jéssica Fabíola de Souza teve a filha dentro da ambulância da concessionária que administra a rodovia entre Tibagi e Ponta Grossa.
Na região de Ponta Grossa, falta maternidade em Imbaú, Ortigueira, Porto Amazonas, Reserva, São João Do Triunfo, Sengés, Ventania, Carambeí e Tibagi, onde a prefeitura contratou há dois meses um médico para fazer partos simples na cidade. Mas caso surja um caso mais complexo que necessite de cessaria ou que apresente algum risco a mãe ou ao filho, a mulher tem que ser transferida para outro hospital.
Por causa da falta de maternidade, Jéssica Fabíola de Souza teve a filha dentro da ambulância da concessionária que administra a rodovia entre Tibagi e Ponta Grossa.
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Pastora Lanna Holder e Rosania Rocha pretende participar da Parada Gay
Três semanas depois de inaugurar uma igreja inclusiva e voltada para acolher homossexuais no Centro de São Paulo, o casal de pastoras Lanna Holder e Rosania Rocha pretende participar da Parada Gay de São Paulo, em 26 de junho, para "evangelizar" os participantes. Estudantes de assuntos ligados à teologia e a questões sexuais, as mulheres encaram a Parada Gay como um movimento que deixou de lado o propósito de sua origem: o de lutar pelos direitos dos homossexuais.
“A história da Parada Gay é muito bonita, mas perdeu seu motivo original”, diz Lanna Holder. Para a pastora, há no movimento promiscuidade e uso excessivo de drogas. “A maior concepção dos homossexuais que estão fora da igreja é que, se Deus não me aceita, já estou no inferno e vou acabar com minha vida. Então ele cheira, se prostitui, se droga porque já se sente perdido. A gente quer mostrar o contrário, que eles têm algo maravilhoso para fazer da vida deles. Ser gay não é ser promíscuo.”
As duas pastoras vão se juntar a fiéis da igreja e a integrantes de outras instituições religiosas para conversar com os participantes da parada e falar sobre a união da religião e da homossexualidade. Mas Lanna diz que a evangelização só deve ocorrer no início do evento. “Durante [a parada] e no final, por causa das bebidas e drogas, as pessoas não têm condição de serem evangelizadas, então temos o intuito de evangelizar no início para que essas pessoas sejam alcançadas”, diz.
Leandro Rodrigues, de 24 anos, um dos organizadores da Parada Gay, diz que o evento “jamais perdeu o viés político ao longo dos anos”. “O fato de reunir 3 milhões de pessoas já é um ato político por si só. A parada nunca deixou de ser um ato de reivindicação pelos direitos humanos. As conquistas dos últimos anos mostram isso.”
Segundo ele, existem, de fato, alguns excessos. “Mas não é maioria que exagera nas drogas, bebidas. Isso quem faz é uma minoria, assim como acontece em outros grandes eventos. A parada é aberta, e a gente não coíbe nenhuma manifestação individual. Por isso, essas pastoras também não sofrerão nenhum tipo de reação contrária. A única coisa é que o discurso tem que ser respeitoso.”
Negação e aceitação da sexualidade
As duas mulheres, juntas há quase 9 anos, chegaram a participar de sessões de descarrego e de regressão por causa das inclinações sexuais de ambas. “Tudo que a igreja evangélica poderia fazer para mudar a minha orientação sexual foi feito”, afirma Lanna. “E nós tentamos mudar de verdade, mergulhamos na ideia”, diz Rosania. As duas eram casadas na época em que se envolveram pela primeira vez.
Sempre que se fala em homossexualidade na religião, fala-se de inferno. Ou seja, você tem duas opções: ou deixa de ser gay ou deixa de ser gay, porque senão você vai para o inferno. E ninguém quer ir para lá”, diz Lanna.
A pastora afirma que assumir a homossexualidade foi uma descoberta gradual. “Conforme fomos passando por essas curas das quais não víamos resultado, das quais esperávamos e ansiávamos por um resultado, percebemos que isso não é opção, é definitivamente uma orientação. Está intrínseco em nós, faz parte da nossa natureza.”
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Motorista morre carbonizado na BR-376
Uma carreta com placas de Cuiabá-MT, carregada com álcool combustível (etanol, tombou e em seguida explodiu e pegou fogo, hoje (16) pela manhã, em trecho da BR-376 (Rodovia do Café) entre as cidades de Mauá da Serra e Ortigueira. O motorista morreu carbonizado e ainda não foi identificado.
O corpo vai ser encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Apucarana para exame de necropsia.
O caminhoneiro trafegava no sentido Ortigueira-Mauáda Serra quando perdeu o controle do veículo, que tombou próximo à praça de pedágio da Rodonorte. Ele caiu a dois metros da cabine, mas com a explosão acabou carbonizado.
Bombeiros de Apucarana ainda estão no local tentando apagar as chamas, pois há risco de novas explosões.
O tráfego de veículos flui lentamente no local do acidente, conforme relataram motoristas que passaram pelo trecho da BR-376 onde ocorreu o acidente de trânsito.
Fonte:
www.tnonline.com.br
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Não desanime Deus é Fiél
A nossa alegria supera nossa tristeza,
nosso consolo supera nossa dor,
nossa fé supera nossa dúvida,
nossa esperança supera nosso desespero,
nosso entusiasmo supera nosso desânimo,
nosso sucesso supera nosso fracasso,
nossa coragem supera nosso medo,
nossa força supera nossa fraqueza,
nossa perseverança supera nossa inconstância,
nossa paz supera nossa guerra,
nossa luz supera nossa escuridão,
nossa voz supera nosso silêncio,
nossa paciência supera nossa impaciência,
nosso descanso supera nosso cansaço,
nosso conhecimento supera nossa ignorância,
nossa sabedoria supera nossa tolice,
nossa vitória supera nossa derrota,
nossa ação supera nosso tédio,
nosso ganho supera nossa perda,
nossa resistência supera nossa fragilidade,
nosso sorriso supera nosso choro,
nossa gratidão supera nossa ingradidão,
nossa riqueza supera nossa pobreza,
nosso sonho supera nossa realidade...
Nosso amor a Deus, ao próximo, à vida, nos faz superar tudo!
Paraná passa a controlar sanidade de mel e derivados
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) promove nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15), em Irati, região central do Estado, o I Curso de Sanidade Apícola do Estado do Paraná, com a participação de 21 profissionais, entre médicos veterinários e técnicos. A capacitação é o primeiro passo do processo de incorporação do mel e seus derivados à lista de segmentos acompanhados pelo Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis).
A cadeia produtiva do mel tem expressiva importância econômica no Estado. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura, o Paraná é o segundo produtor de mel do País, com uma produção anual de 4.831 toneladas, que corresponde a 12,5% da produção nacional.
O segmento envolve cerca de 20 mil produtores de mel (apicultores) e 80 mil pessoas ao longo da cadeia produtiva, e em 2009 gerou renda bruta de R$ 24 milhões aos apicultores. Os municípios que mais produzem mel e derivados no Estado são Ortigueira, Prudentópolis e Cruz Machado.
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que a capacitação é o primeiro passo de uma política estruturante que está sendo adotada na secretaria que será seguida da criação de 10 Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs) com ênfase em sanidade apícola. "Esta é uma área nova de controle de sanidade que está sendo incorporada. O Paraná é pioneiro na criação de unidades capacitadas a dar o suporte à sanidade apícola", afirmou.
Agência Estadual de Notícias
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Reunião debate destino de hospital em Ortigueira
O objetivo é discutir alternativas para evitar o fechamento da unidade
Uma assembleia na próxima quarta-feira, dia 8, deve definir o destino do Hospital São Francisco, em Ortigueira. A reunião, segundo o administrador da entidade, Adel de Oliveira, acontecerá pela manhã, junto a conselheiros do hospital.
O objetivo, conforme ele, é discutir alternativas para evitar o fechamento da unidade, a única a atender exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Desde o início do mês, o Hospital São Francisco teve uma redução de 39% no total de Autorizações de Internamento Hospitalar (AIHs), procedimentos pagos pelo Governo Federal à unidade.
(Leia reportagem completa na Tribuna do Norte)
O objetivo, conforme ele, é discutir alternativas para evitar o fechamento da unidade, a única a atender exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Desde o início do mês, o Hospital São Francisco teve uma redução de 39% no total de Autorizações de Internamento Hospitalar (AIHs), procedimentos pagos pelo Governo Federal à unidade.
(Leia reportagem completa na Tribuna do Norte)
quinta-feira, 26 de maio de 2011
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Arqueólogos resgatam urna cerâmica intacta na área da Usina
A urna recém-resgatada tem cerca de 50 centímetros de diâmetro e, segundo os pesquisadores, costumava ser usada por grupos indígenas para armazenamento de água ou para sepultamento de ossadas. No mesmo local foram encontradas panelas menores usadas para preparar e armazenar alimentos. A retirada com segurança de artefatos como esses chega a demorar até quatro dias, como conta o técnico em arqueologia Maurício Hepp. “É um trabalho minucioso e que exige muita paciência. A peça é retirada ainda com solo dentro para evitar que se quebre. Depois, todo o bloco é enviado ao laboratório para análise e as amostras retiradas vão servir, inclusive, para datação da peça, ou seja, para identificar a idade aproximada dela”, explica.
Além da composição das peças, o estudo feito no âmbito desse projeto busca identificar o estilo e, assim, a origem do material dentro da tradição indígena. Até agora, já houve registro de vestígios deixados por índios Guarani desde há 2 mil anos até o período de contato com os brancos, nos séculos XVI e XVII. Há também indícios de passagem de grupos de tradição Kaingang e Taquara.
Fonte:www.usinamaua.com.br
segunda-feira, 23 de maio de 2011
42° Aniversário Circulo de Oração da Assembléia de Deus de Ortigueira
sábado, 21 de maio de 2011
Ecolinha de Futsal Eletrosul/ Casa da Criança
Casa da Criança Padre Livio Donatti a Escolinha de Futsal que tem o Patrocinio oficial da Eletrosual. A Escolinha atende crianças e adolecentes de 06 a15 anos que esteja legalmente matriculada na Instituição, o Professor Kako que toma conta dos treinos trabalha com preparação fisica e diciplina dos alunos e tambem com o fundamento do futsal. A escolinha funciona de manhã e a tarde, atende na faixa de 80 crianças e adolecentes.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Ponto de Atendimento do Empreendedor oferece curso voltado para vendas
Início:30 de Maio de 2011 19:00
Fim:2 de Junho de 2011 23:00
Endereço: Ortigueira
O Ponto de Atendimento do Empreendedor de Ortigueira comunica que nos entre os dias 30 de maio a 2 de junho realizará uma capacitação com o tema: Técnicas de Vendas – A venda com foco no cliente.
Serão abordados na capacitação, os seguintes tópicos:
• A importância da venda consultiva;
• As diversas funções do vendedor;
• Desenvolvendo a habilidade de levantar necessidades de clientes;
• Princípios fundamentais no processo de negociação;
• Organização das ações de pós-vendas;
O curso será realizado todos os dias das 19h às 23h com o valor de R$ 80,00.
Interessados devem procurar o Ponto de Atendimento ao Empreendedor, rua São Paulo, 57. Telefone de contato (42) 3277-1611
quinta-feira, 19 de maio de 2011
1* FESTIVAL DE FUTSAL
1* FESTIVAL DE FUTSAL
Acontecera dia 28 de maio o 1* Festval de Futsal Eletrosul Casa da Criança X Escolinha Kako Futsal, os jogos serão realizado na Quadra de Esportes da Casa da Criança e Adolecente Padre Livio Donatti. O Festival vai ter as competição com as categoria Sub-09, Sub-11, Sub-13 e Sub-15 os jogos começaram apartir das 13 horas e 30 minutos do dia 28 ( sabado ), sera distribuidas medalhas para as equipes vencedoras. O Evento tem o apoio do Vereador Nivaldo Fartura.
Organização: Prof: Kako e Amilton
terça-feira, 17 de maio de 2011
Projeto comunidade eco-solidaria
Objetivo Geral :
Atender famílias em vulnerabilidade social com auxilio alimentação, tornando-as agentes de desenvolvimento sustentável comunitário, através do trabalho com recicláveis.
Objetivo específico:
Cadastrar as famílias carentes da comunidade, para diagnostico mais específico, destas que irão receber o auxilio alimentação;
Orientar as famílias atendidas para o trabalho, ou seja, ensinar como identificar e separar os materiais recicláveis do lixo do dia a dia.
Identificar algumas pessoas com potencial de liderança, para formar equipes de coleta dos materiais e entrega dos alimentos.
Formar parcerias com empresas que possuam selo de responsabilidade social e sustentabilidade.
Construir centro de reciclagem, na comunidade, para atender todo o município gerando trabalho e renda para as famílias, formando cidadãos planetários com consciência eco-solidaria.
Justificativa:
Essa parceria com a Conab abre novos horizontes de trabalho, observando o contexto em que vivemos de pouca participação das famílias na vida comunitária, o fato dos moradores receberem o auxilio alimentação, exige de sua parte uma contrapartida, que a é de trazer para o centro de captação matérias reciclável, tais como garrafas peti, sacolas plásticas, papelão, latinhas de alumínio, enfim, matérias recicláveis utilizados no dia a dia da comunidade.
Metodologia:
Creditar as famílias cadastradas no projeto COMUNIDADE ECO-SOLIDARIA com um TIKET timbrado com nome e logo da associação AMIGOS DA COMUNIDADE para que todas às vezes, em que as famílias trouxerem recicláveis receberem a sacola com alimentos.
Toda quarta-feira da semana em um local a ser escolhido, nós estaremos distribuindo os TIKET para as famílias que trouxerem os recicláveis.
As sacolas de alimento serão distribuídas todos os sábados no Salão da Igreja católica de vila Gomes para as pessoas que possuem os TIKET´S.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Casamento coletivo no dia de ação social em Ortigueira
Vinte casais oficializaram a união. O dia de Ação Social teve ainda exames médicos gratuítos e também a possibilidade de fazer documentos.
sábado, 14 de maio de 2011
João Neto & Frederico realiza abertura da Festa do Milho em Mauá da Serra
A dupla sensação do sertanejo universítario, João Neto & Frederico, fez a abertura oficial da 16ª Festa do Milho de Mauá da Serra, juntamente com a cantora revelação do Vale do Ivaí, Juliana Lunardelli. Muita gente veio prestigiar o grande show e o evento turístico gastronômico, que reverencia a cultura predominante do município que acontece a todo ano.
Hoje sábado, quem se apresenta ao público é a dupla Álvaro & Daniel. No domingo, o show fica por conta de Léo & Giba.
João Neto e Frederico cantaram vários dos seus maiores sucessos musicais. Eles estão se preparando para o lançamento do sexto CD. Neste novo trabalho, aliás, uma das músicas já está entre as mais tocadas no País, “Meu Coração Pede Carona”.
Este álbum é visto pela dupla como o melhor da sua carreira. São 14 composições inéditas que falam de relacionamentos amorosos, do cotidiano, além de outras bastante românticas e até engraçadas. O trabalho traz a produção do maestro Ivan Miyazato e Du Pepato, músicos de grande conceito que assinam um estilo inovador de produção, com metais, steel guittar e o que há de mais moderno nesta área.
COM Mauá Noticias
Ação Global reúne População de Ortigueira
Já pela manhã era grande a movimentação dos voluntários preparando os últimos detalhes do evento, que reúnil vários parceiros oferecendo serviços gratuitos para população de Ortigueira. Na abertura oficial Edson Campagnolo, Vice-Presidente da Fiep. (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) falou da grandiosidade de um evento como esse para desenvolvimento do Município de Ortigueira” ressaltou também que é de estrema importância parceria com governo municipal para ampliação de novas turmas do recém chegado colégio SESI na Cidade.Prefeito de Ortigueira Geraldo Magela agradeceu ao exercito de voluntários que esta contribuindo para que possa ser possível esta ação, falou também” Ortigueira foi escolhida entre outros município para um ato tão importante, contribuindo assim diretamente para desenvolvimento de sua população .
Logo em seguida foi dada abertura do casamento coletivo, era grande a expectativa dos casais ao som da Banda Municipal, coordenada pelo Maestro Juarez Fernandes entraram para momento esperado.
Secretária de Ação social Ariane Christine Leal Nascimento, que a semanas esteve trabalho para organizar os documentos dos respectivos casais, acompanhou cada detalhe com muito entusiasmo e presenteou os noivos em nome do Governo Municipal. Para finalizar a alegria dos noivos foram todos contemplado com uma viagem para Guaratuba Litoral Paranaense, presente do sistema Fiep. (Federação das Indústrias do Estado do Paraná
O evento reuniu 30 parceiros, entre eles a prefeitura, as empresas Klabin, a Sivaltur e a Vinsa, Caixa Econômica Federal, Copel, INSS, Instituto de Identificação de Ponta Grossa, Sanepar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, o Senai e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O Sesi de Telêmaco Borba organizou o evento, que aconteceu no Colégio Estadual Altair Mongruel
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Hermes Wicthoff Prefeito de Mauá da Serra Manda um Alô Para todos os Ortigueirenses
Eu gostaria de parabenizar você por esse blog.
e aproveitar para fazer um convite para Ortigueira e toda região.
Venham participar da 16ª Festa do Milho de Mauá da Serra-PR.
Dias 13, 14 e 15 de maio de 2011.
Shows, barracas típicas exposição de veículos, máquinas Agrícola e parque de diversões.
Dia 13 sexta feira abertura da festa e Show com Juliana Lunardelli (ganhadora do garagem do Faustão), e logo após show com João Neto e Frederico.
Dia 14 sábado Concurso da rainha da festa do milho e show com Álvaro e Daniel.
Dia 15 domingo show Renan e Murilo
e logo apos show com Léo e Giba.
Mauá da Serra ficara muito honrado com a presença dos munícipes de Ortigueira e Região.
desde já meu muito obrigado.
Hermes Wicthoff
Prefeito Municipal
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Aldeia Queimadas Participa de Torneio Regional
O torneio reuniu representantes de diferentes comunidades indígenas do Paraná. A organização foi feita em parceria com os indígenas e UEM. Ao todo participaram do torneio 13 equipes, cinco times de futebol feminino e oito de masculino.
Segundo o professor Giuliano Gomes de Assis Pimentel, um dos organizadores do evento, o objetivo da competição foi aproximar e integrar as etnias Xetá, Caingangue e Guarani, usando a universidade como polo de manifestações multiculturais.
PESQUISA – “Realizamos levantamento nas 30 terras indígenas registradas no Paraná para registrar suas tradições e cultura. Dentre as atividades, vimos que o futebol é muito forte nas comunidades”, explicou o professor. Dessas visitas, resultou relatório com dados para cada terra visitada e conclusão da pesquisa. “As práticas e tradições terão assim mais força para sobreviver”, explicou o professor.
Estavam no torneio o cacique Sebastião para Mario Alves e o líder Payakan Gaje, da terra indígena Pinhalzinho, de Tomazina; o cacique Jucelino Vergílio, da terra indígena Apucaraninha; o presidente do Conselho Indígena do Paraná, Eloi Jacinto; o cacique Marcos, da terra indígena Queimadas, de Ortigueira; o cacique Otavio dos Santos, da terra indígena Marrecas, de Turvo; o líder Mario Moreira, da terra indígena Viamão, do Rio Grande do Sul e representante da Arpin-Sul.
Postado por: Assessoria
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Ortigueira PARTICIPOU DO LANÇAMENTO DO DIA DO DESAFIO EM PONTA GROSSA
Representante do Governo Municipal esteve participando na manhã de hoje 11/05 da reunião preliminar para o lançamento do Dia do Desafio.
Esta reunião contou com a presença de representantes dos 38 municípios pertencentes ao SESC (PR) região de Ponta Grossa e foi realizado no auditório.
O Dia será realizado na última quarta feira do mês dia 25.
O Dia do Desafio é um evento mundial realizado desde 1995 com o aval da UNESCO, organizado no Brasil pelo Serviço Social do Comércio (SESC) e realizado pelas prefeituras.
A Competição se realiza entre cidades do mesmo porte que tentam através de ações organizadas envolverem nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes e é realizado sempre na última quarta-feira de maio, com a proposta de que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física.
Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.
Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
Segundo a Coordenadora, Marli Teixeira é grande a movimentação neste dia,com forticima participação das empresas e escolas do Municipio e a atradicional caminhada do barulho.
Empresa contratada para limpar área onde ficará lago da hidrelétrica se desentende com a Copel. Derrubada de árvores está atrasada há um ano
A construtora Cosicke – uma das quatro empresas selecionadas – teve problemas financeiros e passou a atrasar pagamentos de funcionários e fornecedores. O trabalho em campo foi interrompido. Às pressas, a Copel contratou outras empresas para fazer em cinco meses o trabalho que estava previsto para ser realizado em oito. A estatal paranaense de energia está sujeita a multas caso não cumpra os prazos prometidos à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e já está arcando com custos adicionais ao projeto porque a previsão de começar a gerar energia no início de 2010 não se concretizou.
Empresa tem R$ 900 mil em dívidas
Hamilton Marochi: calote deixou rombo na loja de motosserras
O empresário Hamilton Marochi, dono de duas lojas de equipamentos pesados, conta que está no prejuízo por causa de máquinas vendidas para a Cosicke. Foram 35 motosserras, equipamentos de segurança, uniformes, óleo combustível e outros maquinários. De uma conta de R$ 120 mil, recebeu apenas 12 mil. “Em fevereiro, pararam de pagar. Aí suspendi novas vendas”, diz Marochi, que acumula dívidas e enfrenta problemas com os principais fornecedores. O empresário conseguiu recuperar 18 motosseras, mas ainda não sabe como fará para receber o que ainda falta. Segundo estimativa, a Cosicke teria R$ 400 mil em débitos no comércio e mais R$ 500 mil em salários de funcionários.
O advogado Silvio Medeiros representa 102 funcionários da Cosicke em ações trabalhistas. Ele conta que cinco ainda não conseguiram recuperar a carteira de trabalho e a grande maioria ainda está com o registro funcional em aberto. “Eles passaram a ter dificuldades de obter nova colocação no mercado de trabalho”, conta. Segundo o advogado, mesmo as empresas que assumiram o trabalho que antes estava sendo executado pela Cosicke não contratam os trabalhadores temendo serem consideradas como sucessoras nas obrigações não honradas pela empreiteira anterior.
Entre outras reclamações, os funcionários alegam que ficaram sem verbas rescisórias, sem acesso ao seguro desemprego e em dificuldade para conseguir outro trabalho. As primeiras audiências estão marcadas para junho. Em decisão preliminar, a Justiça não considerou a Copel como corresponsável nas ações trabalhistas, mas a decisão está sendo contestada por Medeiros.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
ONG lamenta as perdas ambientais
Biólogo e presidente da ONG Liga Ambiental, Tom Grando destaca que a área de margem do Tibagi é o único trecho de transição entre floresta de araucária e de perobas, combinação que deixará de existir. Tatava-se de um tipo de composição florestal que não estava protegido por nenhum tipo de parque ou unidade de conservação. Grando explica que a conservação de áreas contínuas é essencial para grandes mamíferos, como pumas e onças, que precisam de longos trechos de extensão para sobreviver, além de ser uma garantia de diversidade genética.
Mata está sendo derrubada para dar lugar ao reservatório da usina hidrelétrica de Mauá, entre Telêmaco Borba e Ortigueira.
Consórcio terá de compensar a derrubada
Como a derrubada da mata no entorno do Rio Tibagi é uma ação irreversível, um termo de ajustamento de conduta assinado pelo Ministério Público Federal e pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) determinava que o desmate só poderia acontecer depois que uma área de semelhante extensão e diversidade ecológica e na mesma bacia hidrográfica fosse comprada, como forma de compensação. O consórcio Cruzeiro do Sul (sociedade da Copel e da Eletrosul responsável pela construção da usina) informa que a aquisição ainda depende de uma decisão do IAP. O órgão do governo estadual confirma que o processo burocrático de autorização não foi concluído e que duas áreas estão em avaliação, ambas na cidade de São Jerônimo da Serra. Como não há área equivalente à que está sendo derrubada, o consórcio terá de replantar um terreno já degradado e, então, garantir a conservação.
sábado, 7 de maio de 2011
Em Ortigueira PTB e PTN deverão lançar candidato a prefeito e vice.
Chociai relata ainda que está trabalhando fortemente na estruturação do PTB na região dos Campos Gerais. De acordo com ele, em Ortigueira PTB e PTN deverão lançar candidato a prefeito e vice. Já em Palmeira e Carambeí, o PTN terá candidato a prefeito e irá trabalhar para buscar o apoio do PTB. Nos próximos dias os petebistas terão o reforço do prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Müller, expulso do PPS por infidelidade partidária. No dia 2 de junho, Ponta Grossa sedia um encontro regional do PTB.
1* COPA SONHO OLIMPICO DE FUTSAL
COPA SONHO OLIMPICO DE FUTSAL
A equipe Kako Futsal participou da 1* COPA SONHO OLIMPICO DE FUTSAl,que se realizou nos dias 30 de abril e 1 de maio de 2011 na cidade de Siqueira Campos estiveram presente as equipes de A.A.B.B (Bandeirantes), Assifusa ( Irati ), Arapongas Futsal, São Sebastião de Amoreira, Caramuru F. C ( Castro ), Apamap ( Pitanga ), Dom Bosco ( Jaguariaiva ), L.R.E ( Siqueira Campos ) e Ortigueira/ Kako Futsal ( Ortigueira ). Em setembro acontecera a 1* CUP PARENAENSE DE FUTSAL na cidade de Ortigueira, o municipio estara recebendo equipes de varios lugares do Paraná.
Kako Futsal - Ortigueira - Pr: Torcida Ortigueirense
Associação kung fu Kaikan de Ortigueira se destaca em XV Copa Senda de kung fu em Curitiba
Associação Kaikan, de Ortigueira, foi destaque na 15ª edição da Copa Senda de Kung Fu, disputada recentemente na Capital do Estado. A equipe conquistou 14 medalhas de ouro e quatro de prata. Receberam as medalhas douradas os atletas Rychard, Rodrigo, Ricardo, Paulo, Wagner, Cleverson, Lucas, Alisson, Henrique, William, Tiago, Shellynton, Scarlet e Maria Lucia. Os atletas Daniel, Rafael, Carlos e Bianca ganharam medalhas de prata.
A Associação Kaikan parabenizou os atletas pelas conquistas em Curitiba e agradeceu o apoio dos colaboradores, Prefeitura de Ortigueira, vereadores, empresas e comerciantes. Participaram de mais uma edição da Copa Senda, competidores de Curitiba, Ortigueira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Guarapuava, Paranaguá, Cascavel e Foz do Iguaçu.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Ação Global 2011
Empresários, dirigentes de sindicatos, acadêmicos, representantes do setor público e de entidades parceiras do Serviço Social da Indústria (Sesi) Paraná participam na quarta-feira (11), no Barbur Plaza Hotel, em Ponta Grossa, da palestra “10 Desafios da Sustentabilidade”, com o especialista e jornalista da revista Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini. O encontro começa às 11 horas.
Mutirão da Cidadania – A Ação Global reunirá voluntários de empresas, entidades e instituições de diferentes setores para ofertar à população, durante um dia inteiro, serviços nas áreas de cidadania, educação, saúde, esporte e lazer. O evento acontece em Ortigueira, no Colégio Estadual Altair Mongruel -Av. Brasil, 955, das 9 às 17 horas.
O evento já conta com a parceria de 41 indústrias, sindicatos empresariais e entidades de diferentes setores. A população poderá contar com encaminhamento para emissão de documentos (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF), além de orientações previdenciárias e jurídicas, entrega do cartão do Bolsa Família e corte de cabelo.
Na área da saúde, serão realizados testes de glicemia, pressão arterial, visão, eletrocardiograma e audiometria, além de orientações sobre saúde bucal e combate ao tabagismo. As adolescentes do projeto Sesi Amiga farão uma palestra sobre orientação sexual e prevenção de doenças. A programação cultural inclui apresentação de bandas, teatro, dança, e atividades recreativas para crianças.
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Quem comemorou seus quinze anos, foi a belíssima gata Natalli,acompanhada de amigos e familiares.
Filha de umas das figuras mais carismática de ortigueira, Cláudio mais conhecido com Laudinho da Serra preparou uma recepção para amigos e parentes em um jantar em sua residencia. Parabéns pela Festança.
Secretaria de Educação 1º Lugar Campeonato Municipal
Das seis secretarias municipais, cinco participaram do evento que teve início no dia 12 de março e se encerrou no último dia 30 de maio com o time da secretaria de Educação como vencedor em cima do time misto formado por servidores das Secretarias de Administração e Indústria, Comércio e Turismo em um jogo que teve o placar de 5 a 4. O time da Câmara Municipal fico com a 3ª colocação.
Os jogos foram realizados no Ginásio Litinho.
terça-feira, 3 de maio de 2011
Município de Ortigueira promove 1º Concurso de Poesias
A partir do dia 2 de maio, está aberto o 1º Concurso de Poesias do município com o tema: “Amo Ortigueira”. Poderão participar do evento todos os estudantes da terceira série do ensino fundamental, até os alunos do 3º ano do ensino médio inclusive os alunos do ensino de jovens e adultos.
Segundo o diretor da Biblioteca Cidadã, Paulo Renato de Oliveira, um dos idealizadores do concurso “todos os alunos do município da rede pública (municipal e estadual) à particular, poderão participar do evento, totalizando um universo de quase quatro mil alunos que serão separados em categorias distintas de avaliação para tornar a avaliação mais justa”.
Paulo explicou que os alunos serão divididos em três categorias, sendo elas: os alunos do Ensino Fundamental (antiga 3ª e 4ª séries), 3º ano, 4º e 5º ano; os alunos do Ensino Fundamental (antiga 5ª e 8ª séries) e por fim os alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
O diretor do Departamento municipal de Cultura, Juarez Fernandes explicou que este evento além de incentivar a uma maior leitura e a reflexão dos alunos, “também estimulará o lado criativo de muitos artistas que estão escondidos em várias partes do município, são estímulos como estes que fazem novos artistas surgirem” contou Juarez.
Fernandes também ressaltou a importância na participação dos professores neste processo criativo “muitos destes alunos tem um contato mecanizado com a literatura, aquele estabelecido no cronograma escolar, nós pedimos aos professores que eles também estimulem seus alunos a produzirem obras, pois os pupilos necessitarão muito de seus mestres neste concurso” explicou Juarez.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Inês Dias Furrier se mostrou muito contente com a iniciativa do projeto “este projeto é de grande importância para nosso município, tanto que serão selecionadas 21 poesias destes jovens autores, onde produziremos um livro que fará parte das comemorações do aniversário do município, estou muito esperançosa de uma participação maciça de alunos e professores neste concurso” disse a secretária.
Para estimular a participação dos alunos os vencedores receberão prêmios nas três categorias, sendo para os vencedores um netbook, para os vice-campeões uma máquina fotográfica digital e para os terceiros colocados um aparelho celular e todos os 21 autores das poesias selecionadas receberão um certificado de participação. Aos professores orientadores dos alunos que obtiverem a primeira colocação também serão premiados com uma máquina fotográfica.
A inscrição e a entrega final dos trabalhos encerra-se no dia 7 de junho e a cerimônia de premiação está agendada para o dia 1 de julho. “No dia da cerimônia de premiação, estamos pretendendo fazer um evento cultural aberto a toda a comunidade, como uma espécie de sarau, com músicas e diversos tipos de arte e somente lá saberemos quais serão os poetas vencedores do concurso” frisou Paulo.
“Nós pedimos que tanto os professores quantos os alunos leiam o regulamento do concurso, pois tanto o modo de inscrição que será diferenciado, quanto os termos da avaliação serão seguidos conforme está estabelecido no documento” lembrou Juarez.
O concurso de poesias é uma realização do Departamento municipal de Cultura, da Biblioteca Cidadã e da Biblioteca Olavo Bilac e conta com o apoio da Secretaria de Educação Cultura e Esportes, Governo do município de Ortigueira, Copati, Super Central, Magel Bee, Academia Washington, Farmácia da Mara, Comercial Santos, Softwaretec, Cerâmica Canaã, Panificadora São Sebastião, Sorveteria Gelatti e Dutra Gráfica.
sábado, 30 de abril de 2011
Na Usina de Mauá, Richa destaca oferta de energia como diferencial do PR
O governador do Paraná, Beto Richa, visitou nesta sexta-feira (29) o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Mauá, que está sendo construída no rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira. A potência instalada total da hidrelétrica será de 361 MW, energia suficiente para atender a cerca de 1 milhão de pessoas.
O governador destacou a importância dos investimentos em energia no momento em que o Paraná retoma o esforço de atração e fortalecimento de empresas, por meio do programa Paraná Competitivo. "O Paraná está investindo em um grande programa de atração de novas indústrias, que precisam ter a sua demanda por energia integralmente atendida", disse Richa.
O governador disse que as estatais paranaenses terão um papel importante no processo de modernização da infraestrutura, essencial para o desenvolvimento do Estado.
Richa visitou o canteiro de obras acompanhado do presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, e do presidente da Eletrosul, Eurides Mescoloto. "É uma obra que utiliza tecnologia avançada, que imprime maior velocidade na construção. Além dos avanços na geração de energia, a usina traz emprego e desenvolvimento à região", avaliou o governador.
O presidente da Eletrosul disse que a construção da usina, a maior em andamento no Paraná, é importante para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil: "Vivemos uma fase de intenso crescimento em todo o País. Mas não há crescimento possível sem energia. Interligada ao sistema de distribuição nacional, a energia produzida em Mauá vai contribuir para o desenvolvimento, com as devidas compensações ao meio ambiente", afirmou Mescoloto.
Barragem
O governador Beto Richa visitou o canteiro de obras, onde o lançamento de concreto compactado com rolo (CCR) na barragem foi concluído em março, com um volume de mais de 630 mil metros cúbicos apenas no maciço.
Também foi concluída a instrumentação da barragem, com a instalação dos equipamentos de monitoramento necessários para a segurança da estrutura antes, durante e depois do enchimento do reservatório.
No vertedouro, estão sendo montados os equipamentos eletromecânicos, como as comportas segmentos e a centrais que as operam. No circuito de geração (tomada d'água de baixa pressão, túnel de adução, câmara de carga e condutos forçados) os trabalhos civis estão concluídos. Na casa de força principal, quase todo o concreto a ser utilizado já foi lançado, e o conjunto das três unidades geradoras está em fase adiantada de montagem.
A barragem da hidrelétrica está sendo construída no rio Tibagi, entre os municípios paranaenses de Telemaco e Ortigueira, localizada na região do Salto, porção média do rio Tibagi. A casa de força ficará na margem direita do Tibagi, no município de Telêmaco Borba, perto à foz do Ribeirão das Antas, no local conhecido como Poço Preto.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
O que?
Colégio Altair Mongruél e Vista Alegre vão para próxima faze dos Jogos Escolares
Sábado no dia 16, varias equipes das escolas Estaduais do município de Ortigueira disputaram uma vaga para fase regional, de onde sairá representante para fase Estadual., Com duas equipes fortíssima comandada pelo professores Celso e Gustavo, Colégio Altair Mongruél levou a melhor e estão classificados para próxima faze, jogos que acontecerá em Telêmaco Borba.
Time A do Colégio Estadual Altair Mongruél, disputou uma vaga na final com o time de Monjolinho, que fez uma ótima campanha chegando a grande final
No Feminino quem levou a melhor, foi as belíssimas jogadoras do Colégio Estadual Vista alegre com um time rápido e com um bom toque de bola, envolveu a equipe do Colégio Estadual Tancredo Almeida Neves (Bairro Franças) garantindo assim sua classificação.
Sabendo das dificuldades e falta de estrutura adequada dos colégios de nossa região, só podemos parabenizar a todos os participantes, pelos bons jogos eliminatórios, organizado pelo Departamento de Esporte do Município de Ortigueira.
Assinar:
Postagens (Atom)